domingo, 2 de outubro de 2016

Cristianismo 176 até 01-10-2016


"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68

Domingo, dia 25 de Setembro de 2016

26.º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Eis o que diz o Senhor omnipotente: «Ai dos que vivem comodamente em Sião e dos que vivem tranquilos no monte da Samaria.
Deitados em leitos de marfim, estendidos indolentemente nos seus divãs, comem os melhores cordeiros do rebanho e os novilhos mais gordos do estábulo.
Folgam ao som da harpa e inventam, como David, instrumentos de música.
Bebem vinho por grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos sem se compadecerem da ruína de José.
Por isso irão deportados à frente dos cativos e terá fim esse bando de voluptuosos.
Livro de Salmos 146(145),7.8-9.9-10.
O Senhor faz justiça aos oprimidos,
dá pão aos que têm fome
e a liberdade aos cativos.

O Senhor ilumina os olhos do cego,
o Senhor levanta os abatidos,
o Senhor ama os justos.

O Senhor protege os peregrinos,
ampara o órfão e a viúva
e entrava o caminho aos pecadores.

O Senhor protege os peregrinos,
ampara o órfão e a viúva
e entrava o caminho aos pecadores.

O Senhor reina eternamente;
o teu Deus, ó Sião,
é rei por todas as gerações.

1.ª Carta a Timóteo 6,11-16.
Caríssimos: Tu, homem de Deus, pratica a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão.
Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e sobre a qual fizeste tão bela profissão de fé perante numerosas testemunhas.
Na presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo que deu testemunho perante Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé,
Guarda o mandamento do Senhor, sem mancha e acima de toda a censura, até à aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo,
o qual manifestará a seu tempo o venturoso e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores,
o único que possui a imortalidade e habita uma luz inacessível que nenhum homem viu nem pode ver. A Ele a honra e o poder eterno. Ámen.
Evangelho segundo S. Lucas 16,19-31.
Naquele tempo, disse Jesus Cristo aos fariseus: «Havia um homem rico que se vestia de linho fino e se banqueteava esplendidamente todos os dias.
Um pobre, chamado Lázaro, jazia junto do seu portão, coberto de chagas.
Bem desejava ele saciar-se com os restos caídos da mesa do rico, mas até os cães vinham lamber-lhe as chagas. (= os cães condoíam-se de Lázaro, aquele homem pura e simplesmente o ignorava conscientemente)
Ora sucedeu que o pobre morreu e foi colocado pelos Anjos ao lado de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.
Na mansão dos mortos, estando em tormentos, levantou os olhos e viu Abraão com Lázaro a seu lado.
Então ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem compaixão de mim. Envia Lázaro, para que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua porque estou atormentado nestas chamas’.
Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida e Lázaro apenas os males. Por isso, agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado.
Além disso, há entre nós e vós um grande abismo, de modo que, se alguém quisesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo’.
O rico exclamou: ‘Então peço-te, ó pai, que mandes Lázaro à minha casa paterna — pois tenho cinco irmãos,
para que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento’. (continua só a dar ordens sem escutar…)
Disse-lhe Abraão: ‘Eles têm Moisés e os Profetas: que os oiçam’.
Mas ele insistiu: ‘Não, pai Abraão. Se algum dos mortos for ter com eles, arrepender-se-ão’.
Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas também não se deixarão convencer se alguém ressuscitar dos mortos’». (trata-se de uma parábola. Na minha perspectiva, existem duas casas de vidro paralelas no céu e um abismo entre elas. As duas estão no dia. Se nos colocarmos no lugar do abismo, a casa do sol (espírito) fica à esquerda e a casa de Deus fica à direita. No topo de cada casa está um trono ligado a duas cadeiras uma de cada lado do trono, de madeira escura. Na casa do sol, o sol está sentado no trono, ocupando também as cadeiras. O sol tem uma face, muito sorridente. Na casa de Deus, não se vê Deus a ocupar o trono porque Deus é invisível e possivelmente os seus coadjutores também. Na casa do sol, todas as cadeiras a partir do fim estão ocupadas por homens; os do fim estão bem, mas a partir do meio o calor torna-se insuportável à medida que as cadeiras se aproximam do sol. Aqueles homens não têm onde sentar-se mais para o fim da casa e, muito irritados, de pé, à frente cada um da sua cadeira, gritam com o sol que os enganou. Os mais próximos derreteram completamente ou estão a derreter porque o calor é enorme. As cadeiras são individuais e de madeira clara. Cada um tem de sentar-se numa cadeira disponível. Na Casa de Deus, há o mesmo número de cadeiras de madeira clara, mas o sol de Deus, Cristo, está do lado de fora da casa e vemo-lo, olhando para trás. Há ainda muitas cadeiras disponíveis. A temperatura, na Casa de Deus, é muito agradável e sentimo-nos muito bem lá. Entre as primeiras filas de cadeiras próximo do trono, está uma figueira – a Árvore da Vida – as filas das cadeiras ladeiam a árvore. Para lá dos tronos de ambas as casas estão as trevas. Se tentamos aproximar-nos do vidro da casa deste lado, as feras atacam-nos, mas não nos alcançam porque estamos dentro da casa. Só passa pelo vidro quem Deus quer que o faça.) 
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário do dia:
São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de Mateus, n.º 50, 3-4
Reconhecer Jesus Cristo no pobre
Queres honrar o Corpo de Jesus Cristo? Então não O desprezes nos seus membros, isto é, nos pobres que não têm que vestir, nem O honres no templo com vestes de seda, enquanto O abandonas lá fora ao frio e à nudez. Aquele que disse: «Isto é o meu Corpo» (Mt 26,26) e o realizou ao dizê-lo, é o mesmo que disse: «Porque tive fome e não Me destes de comer» (cf Mt 25, 35) e também: «Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer» (Mt 25,42.45). Aqui, o Corpo de Jesus Cristo não necessita de vestes, mas de almas puras; além, necessita de muitos desvelos. [...] Deus não precisa de vasos de ouro, mas de almas que sejam de ouro.
Não vos digo isto para vos impedir de fazer doações religiosas, mas defendo que simultaneamente e mesmo antes, se deve dar esmola. [...] Que proveito resulta de a mesa de Jesus Cristo estar coberta de taças de ouro, se Ele morre de fome na pessoa dos pobres? Sacia primeiro o faminto e depois adornarás o seu altar com o que sobrar. Fazes um cálice de ouro e não dás «um copo de água fresca» (Mt 10,42)? [...] Pensa que se trata de Jesus Cristo, que é Ele que parte errante, estrangeiro, sem abrigo e tu, que não O acolheste, ornamentas a calçada, as paredes e os capitéis das colunas, prendes com correntes de prata as lamparinas e a Ele, que está preso com grilhões no cárcere, nem sequer vais visitá-Lo? [...] Não te digo isto para te impedir de tal generosidade, mas exorto-te a que a acompanhes ou a faças preceder de outros actos de beneficência. [...] Por conseguinte, enquanto adornas a casa do Senhor, não deixes o teu irmão na miséria, pois ele é um templo e de todos o mais precioso.

Segunda-feira, dia 26 de Setembro de 2016

Segunda-feira da 26.ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : S. Cosme e S. Damião, médicos, mártires, +303, Beato Paulo VI, Papa, +1978

Livro de Job 1,6-22.
Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor, o acusador, Satan, foi também junto com eles.
O Senhor disse-lhe: «Donde vens tu?» Satan respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.»
O Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servidor Job? Não há ninguém como ele na Terra: homem íntegro, recto, que adora a Deus e se afasta do mal.»
Satan respondeu ao Senhor: «Porventura Job adora a Deus desinteressadamente?
Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos e os seus rebanhos cobrem toda a região.
Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente.» (está a tentar Deus)
Então o Senhor disse a Satan: «Pois bem, tudo o que ele possui, deixo-o em teu poder, mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.» E Satan saiu da presença do Senhor.
Ora um dia em que os filhos e filhas de Job estavam à mesa e bebiam vinho na casa do irmão mais velho,
um mensageiro foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.
De repente, apareceram os sabeus, roubaram tudo e passaram os servos a fio de espada. Só escapei eu para te trazer a notícia.»
Estava ainda este a falar, quando chegou outro e disse: «Um fogo terrível caiu do céu; queimou e reduziu a cinzas ovelhas e pastores. Só escapei eu para te trazer a notícia.»
Falava ainda este e eis que chegou outro e disse: «Os caldeus, divididos em três grupos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos, depois de terem passado os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.»
Ainda este não acabara de falar e eis que entrou outro e disse: «Os teus filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho na casa do irmão mais velho
quando, de repente, um furacão se levantou do outro lado do deserto e abalou os quatro cantos da casa que desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.»
Então Job levantou-se, rasgou as vestes e rapou a cabeça. Depois, prostrado por terra em adoração,
disse: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!»
Em tudo isto, Job não cometeu pecado nem proferiu contra Deus nenhuma insensatez.
Livro de Salmos 17(16),1.2-3.6-7.
Ouvi, Senhor, uma causa justa, atendei a minha súplica. Escutai a minha oração, feita com sinceridade.
Sede Vós a fazer o meu julgamento, pois vossos olhos vêem o que é recto.
Se perscrutais o meu coração e o provais com o fogo, não encontrareis em mim iniquidade (= não-equidade).
Eu Vos invoco, ó Deus, respondei-me,
ouvi e escutai as minhas palavras.
Mostrai a vossa admirável misericórdia, Vós que salvais quem se acolhe à vossa direita.

Evangelho segundo S. Lucas 9,46-50.
Naquele tempo, houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior.
Mas Jesus Cristo, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si
e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior».
João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo porque ele não anda connosco».
Mas Jesus Cristo respondeu-lhe: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário do dia:
São João Cassiano (c. 360-435), fundador de mosteiro em Marselha
Conferências, n.° 15, 6-7
«Vinde e aprendei de Mim» (Mt 11,28-29)
Os grandes da fé não tiravam partido algum do poder que detinham de operar maravilhas, confessavam que não tinham qualquer mérito nisso e que quem fazia tudo era a misericórdia do Senhor. Se alguém admirava os seus milagres, rejeitavam a glória humana com palavras recolhidas dos apóstolos: «Homens de Israel, porque vos admirais com isto? Porque nos olhais como se tivéssemos feito andar este homem por nosso próprio poder ou piedade?» (Act 3,12) No seu entender, ninguém devia ser louvado pelos dons e as maravilhas de Deus. [...]
Mas por vezes acontece que homens inclinados ao mal, condenáveis em matéria de fé, expulsam demónios e operam prodígios em nome do Senhor. Foi disso que os apóstolos se queixaram um dia: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo porque ele não anda connosco.» Ao que Jesus Cristo lhes respondeu: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós.» Mas quando, no fim dos tempos, Lhe disserem: «Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?», Jesus Cristo afirma que responderá: «Nunca vos conheci; afastai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade» (Mt 7,22ss).
E àqueles a quem Ele próprio concedeu a graça gloriosa dos sinais e dos milagres, o Senhor avisa que não se ensoberbeçam com isso: «Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes por os vossos nomes estarem escritos no Céu» (Lc 10,20). O Autor de todos os sinais e milagres chama os seus discípulos a guardar a sua doutrina: «Vinde», diz-lhes, «e aprendei de Mim», não a expulsar demónios pelo poder do Céu nem a curar os leprosos nem a dar luz aos cegos nem a ressuscitar os mortos, mas, diz Ele: «Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração» (Mt 11,29).

Terça-feira, dia 27 de Setembro de 2016

Terça-feira da 26.ª semana do Tempo Comum


Santo do dia: S. Vicente de Paulo, presbítero, fundador, +1660

Livro de Job 3,1-3.11-17.20-23.
Job abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento.
Tomou a palavra e disse:
«Desapareça o dia em que eu nasci e a noite em que se anunciou: ‘Foi concebido um homem’.
Porque não morri no ventre de minha mãe ou não expirei ao sair do seio materno?
Porque houve dois joelhos para me acolherem e dois seios para me amamentarem?
Estaria agora deitado e tranquilo, dormiria o sono da morte e teria descanso
como os reis e os grandes da Terra que edificaram os seus túmulos sumptuosos
ou como os poderosos que possuem ouro e enchem de prata os seus mausoléus.
Ou porque não fui eu como o aborto escondido que já não existiria, como as crianças que não chegaram a ver a luz?
Ali acaba a agitação dos maus, aí repousam os homens extenuados.
Porque se dá luz ao infeliz e vida aos corações amargurados
que suspiram pela morte que tarda em chegar e a procuram mais avidamente do que um tesouro?
Ficariam contentes diante de um túmulo, exultariam à vista de um sepulcro.
Porque se dá vida ao homem que não vê o seu caminho e que Deus cerca por todos os lados?».
Livro de Salmos 88(87),2-3.4-5.6.7-8.
Senhor Deus, meu Salvador,
dia e noite clamo na vossa presença.
Chegue até Vós a minha oração,
inclinai o ouvido ao meu clamor.

A minha alma está saturada de sofrimento,
a minha vida chegou às portas da morte.
Sou contado entre os que descem à sepultura,
sou um homem já sem forças.

Estou abandonado entre os mortos,
como os caídos que jazem no sepulcro,
de quem já não Vos lembrais
e que foram sacudidos da vossa mão.

Lançastes-me na cova mais profunda,
nas trevas do abismo.
Pesa sobre mim a vossa ira,
todas as vossas ondas caíram sobre mim.

Evangelho segundo S. Lucas 9,51-56.
Aproximando-se os dias de Jesus Cristo ser levado deste mundo, Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém
e mandou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem.
Mas aquela gente não O quis receber porque ia a caminho de Jerusalém.
Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus Cristo: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu que os destrua?».
Mas Jesus Cristo voltou-Se e repreendeu-os. (ainda não tinham compreendido nada; não podiam destruir, só praticar o bem)
E seguiram para outra povoação.

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário do dia:
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja
Sermões «De diversis», n.º 1
«Tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém»
Irmãos, é bem certo que já vos pusestes a caminhar para a cidade onde habitareis; não avançais por entre os bosques, mas pela estrada. Mas receio que esta via vos pareça longa e vos traga menos consolações do que tristeza. Sim, receio que alguns, ao pensamento de que lhes resta ainda uma longa estrada a percorrer, se sintam conquistados por alguma falta de coragem espiritual, que percam a esperança de conseguir suportar tantas dores e durante tanto tempo. Como se as consolações de Deus não enchessem a alma dos eleitos de uma alegria muito superior à multidão das dores contidas no seu coração.
É certo que actualmente estas consolações ainda não lhes são dadas senão à medida das suas penas; uma vez, porém atingida a felicidade, não serão já consolações, mas delícias sem fim que encontraremos à direita de Deus (Sl 15,11). Desejemos esta direita, irmãos, que abarca todo o nosso ser. Ansiemos ardentemente por esta felicidade, para que o tempo presente nos pareça breve (como de facto é) em comparação com a grandeza do amor de Deus: «os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a glória que há-de revelar-se em nós» (Rom 8,18). Promessa feliz, por cujo cumprimento devemos esperar com todo o nosso coração!

Quarta-feira, dia 28 de Setembro de 2016


Quarta-feira da 26.ª semana do Tempo Comum

Santo do dia : S. Venceslau, rei da Boémia, mártir, +935,  S. Lourenço Ruiz e companheiros, mártires, ++1633-37

Livro de Job 9,1-12.14-16.
 
Job tomou a palavra e disse aos seus amigos:
«Na verdade, eu sei muito bem que é assim: como pode um homem ter razão contra Deus?
Se ele quisesse discutir com Deus nem uma vez em mil poderia responder-Lhe.
O coração de Deus é sábio, a sua força é grande: quem se Lhe opôs e saiu ileso?
Ele desloca as montanhas sem elas saberem e as derruba no seu furor.
Sacode os alicerces da terra e abala as suas colunas.
Dá ordens ao sol e ele não nasce e põe um selo sobre as estrelas.
Sozinho Ele estende os céus e caminha sobre as ondas do mar.
Criou a Ursa Maior e o Orion, as Plêiades e as Constelações do Sul.
Faz prodígios insondáveis e maravilhas sem conta.
Se vier junto de mim, não O vejo, se passar a meu lado, não O sinto.
Se apanhar uma presa, quem Lho impedirá? Quem Lhe dirá: ‘Que estais a fazer?’.
Como iria eu então responder-Lhe e encontrar argumentos contra Ele?
Embora eu tivesse razão, não devo replicar, só tenho de implorar Àquele que é meu juiz.
Ainda que eu O chamasse e Ele me respondesse, não tenho a certeza de que escutasse a minha voz».

Livro de Salmos 88(87),10bc-11.12-13.14-15.

A Vós clamo, Senhor, todo o dia,
estendo para Vós as minhas mãos.
Fareis Vós maravilhas entre os mortos?
Irão levantar-se os defuntos para Vos louvar?

Haverá no sepulcro quem fale da vossa bondade
ou da vossa fidelidade no reino dos mortos?
Serão conhecidas nas trevas as vossas maravilhas,
na terra do esquecimento a vossa justiça?

Eu, porém clamo por Vós, Senhor,
de manhã a minha oração sobe à vossa presença.
Porque me afastais de Vós, Senhor,
porque escondeis de mim o vosso rosto?

Evangelho segundo S. Lucas 9,57-62. 

Naquele tempo, Jesus Cristo e os seus discípulos iam a caminho de Jerusalém, quando alguém Lhe disse: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores».
Jesus Cristo respondeu-lhe: «As raposas têm as suas tocas e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho (do homem) não tem onde reclinar a cabeça».
Depois disse a outro: «Segue-Me». Ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai».
Disse-lhe Jesus Cristo: «Deixa que os mortos (= os das trevas) sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus».
Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família».
Jesus Cristo respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus». 

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário do dia:

Beato John Henry Newman (1801-1890), teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra
«Meditações e Devoções», 3.ª parte, 2, 2
«Seguir-Te-ei»

Jesus Cristo começou por renunciar a Maria e a José, bem como aos seus amigos secretos de cuja simpatia gozava; mas, quando chegou o tempo, teve de renunciar a ela. [...] Permaneçamos uns instantes ao pé de Maria, antes de seguirmos a marcha de seu Filho, Nosso Senhor. Aconteceu Jesus Cristo recusar a um que queria segui-Lo autorização para se afastar dos seus. E, contudo, esse foi aparentemente o seu comportamento com sua Mãe. [...]
Ó Maria, pensamos na tua [...] dor de Mãe; pois não terá a dor causada pela partida de teu Filho sido uma das maiores? [...] Como foi que suportaste essa primeira separação, que passaste os primeiros dias longe dele? [...] Como conseguiste viver aqueles três longos anos do seu ministério? Certa vez, a princípio, tentaste aproximar-te (Mc 3,31); mas depois nunca mais ouvimos falar de ti até voltarmos a encontrar-te, de pé, ao lado da sua cruz.

Quinta-feira, dia 29 de Setembro de 2016

S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos – Festa


Santo do dia : S. Miguel, arcanjo, S. Gabriel, arcanjo, S. Rafael, arcanjo

Livro de Daniel 7,9-10.13-14.
Estava eu a olhar, quando foram colocados tronos e um Ancião sentou-se. As suas vestes eram brancas como a neve e os cabelos como a lã pura. O seu trono eram chamas de fogo, com rodas de lume vivo.
Um rio de fogo corria, irrompendo diante dele. Milhares de milhares o serviam e miríades de miríades o assistiam. O tribunal abriu a sessão e os livros foram abertos.
Contemplava eu as visões da noite, quando, sobre as nuvens do céu, veio alguém semelhante a um Filho (do homem). Dirigiu-Se para o Ancião venerável e conduziram-no à sua presença.
Foi-lhe entregue o poder, a honra e a realeza e todos os povos e nações O serviram. O seu poder é eterno, que nunca passará e o seu reino jamais será destruído.
Livro de Salmos 138(137),1-2a.2bc-3.4-5.
De todo o coração, Senhor, eu Vos agradeço
porque ouvistes as palavras da minha boca.
Na presença dos Anjos hei-de cantar-Vos
e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo.

Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.
Quando Vos invoquei, me respondestes,
aumentastes a fortaleza da minha alma.

Todos os reis da Terra Vos hão-de louvar, Senhor,
quando ouvirem as palavras da vossa boca.
Celebrarão os caminhos do Senhor
porque é grande a glória do Senhor.

Evangelho segundo S. João 1,47-51.
Naquele tempo, Jesus Cristo viu Natanael que vinha ao seu encontro e disse: «Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento».
Perguntou-lhe Natanael: «De onde me conheces?». Jesus Cristo respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira».
Disse-lhe Natanael: «Mestre, Tu és o Filho (de Deus), Tu és o Rei de Israel!».
Jesus Cristo respondeu-lhe: «Porque te disse: ‘Eu vi-te debaixo da figueira’, acreditas. Verás coisas maiores do que estas».
E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: Vereis o Céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho (do homem)».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário do dia:
Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego
Hino 2
«Os anjos nos céus vêem constantemente meu Pai» (Mt 18,10)
Eu Te agradeço porque me concedeste a vida
e conhecer-Te e adorar-Te, meu Deus.
Porque «a vida, é conhecer-te, a Ti, único Deus verdadeiro» (Jo 17,3),
Criador e Autor de tudo,
não gerado, não criado, sem princípio, único,
e teu Filho, gerado de Ti,
e o Espírito santíssimo, procedente de Ti,
a trina unidade digna de todo o louvor. [...]

O que há nos anjos, nos arcanjos,
nas dominações, nos querubins e nos serafins
e em todos os outros exércitos celestes,
como glória ou como luz de imortalidade,
que alegria, que esplendor de vida imaterial,
senão a única luz da Santíssima Trindade? [...]

Pensa num ser incorporal ou corpóreo
e encontrarás que foi Deus que tudo fez.
Se te falam de um ser qualquer, os do céu,
os da terra ou os dos abismos,
para esses também, para todos,
não há senão uma única vida, uma glória,
um desejo e um reino
uma única riqueza, alegria, coroa, vitória, paz
ou qualquer outro brilho e consiste nisto:
no conhecimento do Princípio e da Causa
de onde tudo veio, onde tudo teve a sua origem.
Aí está quem mantém as coisas nas alturas e as coisas de cá debaixo,
Aí está quem põe ordem em todos os seres espirituais,
Aí está quem reina sobre todos os seres visíveis. [...]

Eles cresceram em conhecimento e redobraram o amor
ao verem Satanás cair
e os seus companheiros arrebatados pela presunção.
Os que caíram esqueceram tudo isso,
escravos do seu orgulho;
enquanto todos os que conservaram o conhecimento,
elevados pelo amor,
se uniram ao seu Senhor.
Assim o reconhecimento do senhorio
produziu também o crescimento do seu amor
porque viram melhor e mais claramente
o brilho fulgurante da Trindade.

Sexta-feira, dia 30 de Setembro de 2016

Sexta-feira da 26.ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : S. Jerónimo, presbítero, cardeal, Doutor da Igreja, séc. IV

Livro de Job 38,1.12-21.40,3-5.
O Senhor falou a Job do meio da tempestade:
«Porventura alguma vez na vida deste ordens à manhã e marcaste à aurora o seu lugar,
para que ela agarre as extremidades da terra e dela sacuda os malfeitores?
Deste ordens à terra para ela se moldar como a argila debaixo do sinete e tingir-se como um vestido,
recusando a luz aos malfeitores e quebrando a força do braço erguido?
Acaso desceste às nascentes do mar e andaste pelo fundo do abismo?
Foram-te abertas as portas da morte e viste os portões do país das trevas?
Abrangeste com o olhar a extensão do mundo? Fala, se sabes tudo isto.
Qual é o caminho para a morada da luz e onde residem as trevas,
para que as possas levar aos seus domínios e ensinar-lhes o caminho da sua casa?
Certamente deves saber isto porque então já eras nascido e é grande o número dos teus anos!...».
Job respondeu ao Senhor:
«Sinto-me tão pequeno: que poderei responder-Vos? Ponho a mão sobre a minha boca.
Falei uma vez, não replicarei; falei duas vezes, nada mais acrescentarei».
Livro de Salmos 139(138),1-3.7-8.9-10.13-14ab.
Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento,
Vós me vedes quando caminho e quando descanso,

Vós observais todos os meus passos.
Onde poderei ocultar-me ao vosso espírito?
Onde evitarei a vossa presença?
Se subir ao céu, Vós lá estais;

se descer aos abismos, ali Vos encontrais.
Se voar nas asas da aurora,
se habitar nos confins do oceano,
mesmo ali a vossa mão me guiará

e a vossa direita me sustentará.
Vós formastes as entranhas do meu corpo
e me criastes no seio de minha mãe.
Agradeço-Vos por me terdes feito tão maravilhosamente:

admiráveis são as vossas obras.
Evangelho segundo S. Lucas 10,13-16.
Naquele tempo, disse Jesus Cristo: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza.
Assim, no dia do Juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós.
E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu? Até ao inferno é que descerás.
Quem vos escuta, escuta-Me a Mim e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário do dia:

Santa Catarina de Génova (1447-1510), leiga, mística
O livre arbítrio
Consentir na conversão
Deus alenta o homem a levantar-se do pecado, ilumina-lhe a inteligência com a luz da fé e a seguir, por meio de um certo gosto e deleite, abrasa-lhe a vontade. Tudo isto realiza Deus num instante, se bem que nós o descrevamos com muitas palavras e o situemos num intervalo de tempo.
Deus produz esta obra com maior ou menor intensidade, de acordo com o fruto que prevê obter. A todos é dada luz e graça a fim de que, fazendo cada um o que estiver a seu alcance, possa salvar-se pelo simples facto de consentir. Este consentimento dá-se do seguinte modo: quando Deus realiza a sua obra, basta que o homem diga: «Estou contente, Senhor, fazei de mim o que quiserdes; estou decidido a nunca mais pecar e a deixar, por vosso amor, tudo o que há no mundo.»
Este consentimento e este movimento da vontade dão-se sempre que a vontade do homem se une à de Deus sem que ele próprio se aperceba disso, tanto mais que tal acontece em silêncio. O homem não vê o consentimento, mas experimenta uma sensação interior que o leva a dar-lhe continuidade. Nesta operação, sente-se tão fervoroso que fica espantado e estupefacto, mas sem conseguir desviar-se para outro lado. Por esta união espiritual, o homem liga-se a Deus com um laço quase indissolúvel porque, depois de o homem ter consentido, Deus faz quase tudo: rege-o e leva-o à perfeição para a qual o destinou.

Sábado, dia 01 de Outubro de 2016

Sábado da 26.ª semana do Tempo Comum

Job respondeu ao Senhor, dizendo:
«Eu sei que tudo podeis e que todos os vossos projectos se realizam.
Quem ousa denegrir a providência com palavras sem sentido? Na verdade, falei indiscretamente das maravilhas que ultrapassam a minha compreensão.
Só Vos conhecia por ouvir falar de Vós, mas agora já Vos viram os meus olhos.
Por isso retiro as minhas palavras e faço penitência sobre o pó e a cinza».
O Senhor abençoou os últimos anos de Job, mais ainda do que os primeiros. Possuiu catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
Teve ainda sete filhos e três filhas.
À primeira deu o nome de Pomba, à segunda o de Cássia e à terceira Azeviche.
Não havia em toda a região mulheres mais belas do que as filhas de Job e o pai deu-lhes uma parte da herança entre os irmãos.
Depois disto, Job viveu cento e quarenta anos e viu os filhos dos seus filhos até à quarta geração. Finalmente, Job morreu velho, depois de uma longa vida.
Livro de Salmos 119(118),66.71.75.91.125.130.
Ensinai-me o bem, o discernimento e a ciência
porque tenho fé nos vossos mandamentos.
Foi bom para mim ter sido humilhado
para aprender os vossos decretos.

Eu sei que os vossos juízos são justos
e que a vossa fidelidade me põe à prova.
Pela vossa vontade perduram as coisas até este dia
porque todas elas Vos estão sujeitas.

Eu sou vosso servidor, Senhor: dai-me inteligência
para conhecer as vossas ordens.
A manifestação das vossas palavras ilumina
e dá inteligência aos simples.

Evangelho segundo S. Lucas 10,17-24.
Naquele tempo, os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome».
Jesus  Cristo respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago.
Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano.
Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos no Céu».
Naquele momento, Jesus Cristo exultou de alegria pela acção do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da Terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo Me foi entregue por meu Pai e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar».
Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver
porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário do dia:
São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja
65.ª Homilia sobre Lucas
A revelação do mistério escondido desde antes da criação do mundo
Consideremos as palavras que Jesus Cristo dirige por nós ao Pai, falando-Lhe a nosso respeito: «Escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.» De facto, Deus Pai revelou-nos o mistério escondido desde antes da criação do mundo no silêncio de Deus, o mistério do Filho Unigénito feito homem, o mistério conhecido desde antes da criação do mundo e revelado aos homens nos últimos tempos. São Paulo escreve: «A mim, o menor de todos os apóstolos, foi dada a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Jesus Cristo e a todos iluminar sobre a realização do mistério escondido desde há séculos em Deus, Criador de todas as coisas» (Ef 3,8-9).
Este grande e adorável mistério do nosso Salvador estava, portanto, escondido no conhecimento do Pai, desde antes da criação do mundo. Também nós fomos previamente conhecidos e predestinados para sermos adoptados como filhos. São Paulo no-lo ensina igualmente quando escreve: «Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Jesus Cristo. Ele nos escolheu antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou, de sua livre vontade, para sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo» (Ef 1,3-5). O Pai revelou-nos, pois, a nós, os pequeninos, o mistério escondido desde todos os tempos. [...] «A vós foi dado conhecer os mistérios do reino de Deus» (Lc 8,10), a vós, que acreditastes, que conhecestes a revelação de Jesus Cristo, que entendeis a Lei no seu sentido espiritual, que estais aptos a compreender as profecias, que confessais que Jesus Cristo é Filho (de Deus), a vós a quem o Pai teve por bem revelar o seu Filho.
©

http://goo.gl/RSVXh5        portal da Confraria Bolos D. Rodrigo

Os meus filmes

1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv           http://www.youtube.com/watch?v=NtaRei5qj9M&feature=youtu.be
2.º – O Cemitério de Lagos
3.º – Lagos e a sua Costa Dourada
4.º – Natal de 2012
5.º – Tempo de Poesia

Os meus blogues

--------------------------------------------
http://www.algarvehistoriacultura.blogspot.pt              sobre o ALGARVE
http://www.passo-a-rezar.net/       meditações cristãs
http://www.descubriter.com/pt/             Rota Europeia dos Descobrimentos
http://www.psd.pt/               Homepage - “Povo Livre” - Arquivo - PDF
http://www.radiosim.pt/        18,30h – terço todos os dias
(livros, música, postais, … cristãos)
http://www.livestream.com/stantonius         16h20 – terço;  17h00 – missa  (hora de Lisboa)
http://www.santo-antonio.webnode.pt/






Sem comentários:

Enviar um comentário