domingo, 7 de outubro de 2012

Cristianismo 80


=CRISTIANISMO=


«Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna» Jo 6,68

Saúda-vos com amizade a equipa de Evangelho Quotidiano em língua portuguesa.

Podem contactar connosco através da página “contactos” do nosso sítio internet: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=contact. Obrigado.

Queremos agradecer também a quantos, com a sua contribuição, permitem o financiamento e o desenvolvimento do serviço. Como sabem, ele é e será sempre gratuito, mas essas contribuições servem, em parte, para apoiar os mosteiros que nos ajudam na selecção e tradução diária dos comentários bem como para financiar o material informático. É por esta relação entre a vida activa e a contemplativa que o Evangelho Quotidiano pode funcionar.

Se deseja fazer um donativo: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=helpus. Obrigado.

Criado em 2001, EVANGELIZO propõe aos seus leitores um acesso fácil e rápido a todas as leituras da liturgia católica do dia, à vida dos santos e a um comentário feito por uma grande figura da Igreja.

Fazemo-vos uma proposta; um amigo por dia. É um mínimo que não ocupa quase tempo nenhum. Abram o nosso site (www.evangelizo.org) e, clicando na bandeira que vos interessa, inscrevam o amigo de que se lembrarem na casa “o seu endereço e-mail”. Confirmem e já está! Ele receberá uma carta nossa a pedir se aceita a inscrição.

Um por dia! Não é pedir muito, pois não? O Senhor vos agradecerá.

O serviço está agora disponível gratuitamente em vários meios e suportes: por correio electrónico; no computador: http://www.evangelhoquotidiano.org/; em telefone móvel: http://mobile, evangelizo.org; em telefone “Iphone” e “Android”: aplicações “Evangelizo”.

Com os votos de uma santa e frutuosa caminhada,

A equipa portuguesa do Evangelho Quotidiano

---------------------------------------

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



26º Domingo do Tempo Comum - Ano B


Livro de Números 11,25-29.
Naqueles dias, O Senhor desceu na nuvem e falou-lhe, tomando do espírito que estava sobre ele, deu-o aos setenta anciãos. Quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois não o conseguiam.
Dois desses homens tinham ficado no acampamento. O nome de um era Eldad e o nome do outro era Medad. O espírito desceu também sobre eles porque estavam entre os inscritos, embora não tivessem ido para a tenda e começaram a profetizar no acampamento.
Um rapaz, porém correu a anunciar isso a Moisés: «Eldad e Medad estão a profetizar no acampamento.»
Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a juventude, ripostou: «Moisés, meu senhor, não lho consintas.»
Respondeu-lhe Moisés: «Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor profetizasse, que o Senhor enviasse o seu espírito sobre ele!»

Livro de Salmos 19(18),8.10.12-13.14.
Os preceitos do Senhor alegram o coração.
A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta o espírito;
as ordens do Senhor são firmes,
dão sabedoria ao homem simples.

O amor do Senhor é puro
e permanece para sempre.
As sentenças do Senhor são verdadeiras,
todas elas são justas.

Também o teu servo foi instruído por elas
e há grande proveito em cumpri-las.
Mas quem poderá discernir os próprios erros?
Perdoa-me os que me são desconhecidos.

Preserva-me também da soberba
para que ela não me domine.
Então serei perfeito (ninguém entre os mortais é perfeito, mas seria bom escolhermos o caminho da perfeição)
e imune de falta grave.

Carta de S. Tiago 5,1-6.
E agora vós, ó ricos, chorai em altos gritos por causa das desgraças que virão sobre vós (não por serem ricos, mas porque adquiriram as suas riquezas com iniquidade).
As vossas riquezas estão podres e as vossas vestes comidas pela traça.
O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem servirá de testemunho contra vós e devorará a vossa carne como o fogo. Entesourastes, afinal, para os vossos últimos dias!
Olhai que o salário que não pagastes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos está a clamar e os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do universo!
Tendes vivido na Terra, entregues ao luxo e aos prazeres, cevando assim os vossos apetites… para o dia da matança!
Condenastes e destes a morte ao inocente e Deus não vai opor-se?

Evangelho segundo S. Marcos 9,38-43.45.47-48.
Naquele tempo, João disse a Jesus Cristo: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue e quisemos impedi-lo porque não nos segue.»
Jesus Cristo disse-lhes: «Não o impeçais porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim.
Quem não é contra nós, é por nós.
Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Jesus Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.»
«E se alguém escandalizar (sexualmente, por palavras, omissões) um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos e lançarem-no ao mar.
Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida do que, com as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo que não se apaga, (a culpa é da mão ou de quem mandou a mão executar? O espírito que habita cada um(a) de nós. A mão não executa por si só. Ninguém tem direito de mutilar qualquer corpo porque ele é obra de Deus como ninguém tem direito de mutilar a alma de ninguém porque ela também é obra de Deus e tem quem a defenda. Deus tem quem julgue e defenda e não somos nós, simples mortais porque somos limitados e não temos o direito de usurpar as funções de quem Deus destinou a isso. Algumas vezes me tenho perguntado porque nascem crianças mutiladas? Porque recebem almas mutiladas? Uma coisa eu sei: Deus é justo para todos e é Amor para aqueles que O AMAM.)
Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida do que, com os dois pés, seres lançado à Geena
e se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus do que, com os dois olhos, seres lançado à Geena,
onde o verme não morre e o fogo não se apaga.


Juliana de Norwich (1342-depois de 1416), mística inglesa

Revelações do amor divino, cap. 35-36

Face à misericórdia de Deus, reconhecer plenamente o nosso pecado

Deus é, em Si próprio, a justiça por excelência. Todas as Suas obras são justas e estão ordenadas desde toda a eternidade pelo Seu elevado poder, pela Sua elevada sabedoria, pela Sua elevada bondade. Da mesma maneira que fez tudo pelo melhor, Ele trabalha sem cessar, conduzindo cada coisa ao seu fim. [...] A misericórdia é obra da bondade de Deus e continuará a operar enquanto o pecado puder atormentar as almas justas. Quando essa permissão for retirada, [...] tudo será estabelecido na justiça para assim permanecer eternamente.

Deus permite que caiamos, mas protege-nos pelo Seu poder e pela Sua sabedoria; pela Sua misericórdia e pela Sua graça, eleva-nos a uma alegria infinitamente maior. É assim que Ele quer ser conhecido e amado, na justiça e na misericórdia agora e para sempre. [...] Eu nada mais farei do que pecar, mas o meu pecado não impedirá que Deus opere. A contemplação da Sua obra é uma alegria celeste para uma alma cheia de amor e que deseja sempre e cada vez mais amorosamente fazer a vontade de Deus com a ajuda da graça.

Esta obra começará cá na Terra. Será gloriosa para Deus e enormemente vantajosa para aqueles que O amam na Terra. Quando chegarmos ao céu, seremos testemunhas disso numa alegria maravilhosa. Esta obra prosseguirá até ao último dia. A glória e a beatitude que daí virão subsistirão no céu, diante de Deus e de todos os Seus santos para sempre. [...] Aí estará a alegria mais elevada: ver que o próprio Deus é o seu autor. O homem não é senão pecador. Parecia-me que Nosso Senhor me dizia: «Olha! Não tens aqui matéria para seres humilde? Não tens aqui matéria para amar? Não tens aqui matéria para te conheceres a ti própria? Não tens aqui matéria para te alegrares em Mim? Então, por amor de Mim, alegra-te em Mim. Nada Me pode agradar mais.»



Segunda-feira da 26ª semana do Tempo Comum
Santo do dia :
Santa Teresa do Menino Jesus, virgem, doutora da Igreja (+ Lisieux, França, 1897)


Livro de Job 1,6-22.
Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor, o acusador, Satã, foi também junto com eles.
O Senhor disse-lhe: «Donde vens tu?» Satã respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.»
O Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele na Terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal.»
Satã respondeu ao Senhor: «Porventura Job teme a Deus desinteressadamente?
Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos e os seus rebanhos cobrem toda a região.
Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará mesmo na tua frente.» (tentação a Deus)
Então o Senhor disse a Satã: «Pois bem, tudo o que ele possui, deixo-o em teu poder, mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.» E Satã saiu da presença do Senhor.
Ora um dia em que os filhos e filhas de Job estavam à mesa e bebiam vinho na casa do irmão mais velho,
um mensageiro foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.
De repente, apareceram os sabeus, roubaram tudo e passaram os servos a fio de espada. Só escapei eu para te trazer a notícia.»
Estava ainda este a falar quando chegou outro e disse: «Um fogo terrível caiu do céu; queimou e reduziu a cinzas ovelhas e pastores. Só escapei eu para te trazer a notícia.»
Falava ainda este e eis que chegou outro e disse: «Os caldeus, divididos em três grupos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos, depois de terem passado os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.»
Ainda este não acabara de falar e eis que entrou outro e disse: «Os teus filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho na casa do irmão mais velho
quando, de repente, um furacão se levantou do outro lado do deserto e abalou os quatro cantos da casa que desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.»
Então Job levantou-se, rasgou as vestes e rapou a cabeça. Depois, prostrado por terra em adoração,
disse: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor
Em tudo isto, Job não cometeu pecado, nem proferiu contra Deus nenhuma insensatez.

Livro de Salmos 17(16),1.2-3.6-7.
Escutai, Senhor, e atendei a minha súplica.

Ouve, Senhor, a minha causa justa,
atende ao meu clamor.
Escuta a minha oração
que não sai de lábios mentirosos.

Venha de ti a minha sentença,
pois os teus olhos descobrem o que é justo.
Perscruta o meu coração, submete-me à prova de fogo
e não encontrarás em mim iniquidade.

Eu te invoco, ó Deus; responde-me!
Inclina para mim o ouvido, escuta as minhas palavras.
Mostra-nos a tua misericórdia,
Tu que salvas os que buscam refúgio na tua direita.

Evangelho segundo S. Lucas 9,46-50.
Naquele tempo, veio então ao pensamento dos discípulos qual deles seria o maior.
Conhecendo Jesus Cristo os seus pensamentos, tomou um menino (Jonas?), colocou-o junto de si
e disse-lhes: «Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe e quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande
João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo-lo porque ele não te segue juntamente connosco.»
Jesus Cristo disse-lhe: «Não o impeçais, pois quem não é contra vós, é por vós.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por
Beato João Paulo II (1920-2005), papaEncíclica «Ut unum sint», §§ 14-15

«E impedimo-lo, porque ele não Te segue juntamente connosco.» Jesus disse-lhe: «Não o impeçais, pois quem não é contra vós é por vós.»

O ecumenismo busca precisamente fazer crescer a comunhão parcial existente entre os cristãos até à plena comunhão na verdade e na caridade. Passando dos princípios, do imperativo da consciência cristã à realização do caminho ecuménico rumo à unidade, o Concílio Vaticano II põe em relevo sobretudo a necessidade da conversão do coração. O anúncio messiânico – «completou-se o tempo e o Reino de Deus está perto» – e o consequente apelo – «convertei-vos e crede no Evangelho» (Mc 1, 15) – com os quais Jesus Cristo inaugura a Sua missão indicam o elemento essencial que deve caracterizar qualquer novo início.[...] «Não existe verdadeiro ecumenismo sem conversão interior». O Concílio apela tanto à conversão pessoal como à conversão comunitária. […]

Assim cada um tem de se converter mais radicalmente ao Evangelho e, sem nunca perder de vista o desígnio de Deus, deve rectificar o seu olhar. Com o ecumenismo, a contemplação das «maravilhas de Deus» (mirabilia Dei) enriqueceu-se com novos espaços onde Deus suscita a acção de graças: a percepção de que o Espírito (de Deus) age nas outras comunidades cristãs, a descoberta de exemplos de santidade, a experiência das infindáveis riquezas da comunhão dos santos, o contacto com aspectos surpreendentes do compromisso cristão.

E correlativamente, estendeu-se também a necessidade de penitência: a consciência de certas exclusões que ferem a caridade fraterna, de certas recusas em perdoar, de um certo orgulho, daquele entrincheiramento antievangélico na condenação dos «outros», de um desprezo que deriva de falsa presunção. Assim toda a vida dos cristãos está marcada pela solicitude ecuménica e, de certo modo, eles são chamados a deixar-se plasmar por ela.



Terça-feira, dia 02 de Outubro de 2012


Santos Anjos da Guarda – Memória


Santo do dia : Santos Anjos da Guarda
Livro de Êxodo 23,20-23.

Eis que diz o Senhor: « Vou enviar um anjo diante de ti para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei.
Mantém-te atento na sua presença e escuta a sua voz. Não lhe causes amargura porque ele não suportará a vossa transgressão, pois está nele a minha autoridade.
Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que Eu falar, Eu serei inimigo dos teus inimigos e serei adversário dos teus adversários,
pois o meu anjo caminhará diante de ti e te fará entrar na terra do amorreu, do hitita, do perizeu, do cananeu, do heveu e do jebuseu, e Eu exterminá-lo-ei.


Livro de Salmos 91(90),1-2.3-4.5-6.10-11.

O Senhor mandará aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos.

Aquele que habita sob a protecção do Altíssimo
e mora à sombra do Omnipotente,
pode exclamar: "Senhor, Tu és o meu refúgio, a minha cidadela,
o meu Deus, em quem confio!"

Ele há-de livrar-te da armadilha do caçador e do flagelo maligno.
Ele te cobrirá com as suas penas;
debaixo das suas asas encontrarás refúgio;
a sua fidelidade é escudo e couraça.

Não temerás o terror da noite,
nem da seta que voa de dia,
nem da peste que alastra nas trevas,
nem do flagelo que mata em pleno dia.

Por isso, nenhum mal te acontecerá,
nenhuma epidemia chegará à tua tenda.
É que Ele deu ordens aos seus anjos
para que te guardem em todos os teus caminhos.

Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10.

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus Cristo e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?»
Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles
e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu.
Quem, pois se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu.
Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.»
«Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu.


São João-Maria Vianney (1786-1859), presbítero, Cura de Ars Sermão para a festa dos Anjos da Guarda

«Eis que Eu envio um anjo diante de ti»

Apesar de Se bastar a si mesmo, Deus emprega, para governar o mundo, o ministério dos Seus anjos. [...] Vendo Deus ter tantos cuidados com a nossa vida, temos de concluir que a nossa alma é qualquer coisa de muito grande e precioso para que, para a sua conservação e santificação, Ele empregue tudo o que tem de maior em Sua corte. Deu-nos o Seu Filho para nos salvar; este Filho [...] dá a cada um de nós um e até vários anjos que têm por única ocupação pedir-Lhe para nós as graças e os auxílios necessários à nossa salvação. [...] Oh, que mal conhece o homem o que é e o fim para o qual foi criado! Lemos na Sagrada Escritura que o Senhor dizia ao Seu povo: «Eis que Eu envio um anjo diante de ti para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei» (Ex 23,20).

Devemos invocar frequentemente os nossos anjos da guarda, respeitá-los e, sobretudo procurar imitá-los em todas as nossas acções. A primeira coisa em que os devemos imitar é no pensamento da presença de Deus. [...] Com efeito, se estivermos bem impregnados da presença de Deus, como poderemos fazer o mal? As nossas virtudes e boas acções serão bem mais agradáveis a Deus! [...] Deus diz a Abraão: «Anda na Minha presença e sê perfeito» (Gn 17,1]. Como pode então suceder que tão facilmente esqueçamos a Deus quando O temos sempre à nossa frente? Porque não nos enchemos então de respeito e reconhecimento para com os anjos que nos acompanham noite e dia? [...] «Sou demasiado miserável para merecer isso», direis possivelmente. Meus irmãos, não só Deus não vos perde de vista um instante como até vos dá um anjo que não deixa nunca de vos guiar. Oh, grandiosa felicidade, tão mal conhecida pelos homens!



Quarta-feira, dia 03 de Outubro de 2012


Quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum



Job tomou a palavra e disse aos seus amigos:
«Na verdade, eu sei que é assim: Como poderia o homem justificar-se diante de Deus?
Se quisesse discutir com Ele, não lhe responderia uma vez entre mil.
Quem é sábio de coração, forte e poderoso para lhe poder resistir impunemente?
Ele desloca os montes sem se dar por isso e desmorona-os na sua cólera.
Ele sacode a Terra do seu lugar e abala-lhe as colunas.
Ordena ao sol e o sol não nasce e guarda as estrelas fechadas com o selo.
Ele sozinho formou a extensão dos céus e caminha sobre as ondas do mar.
Ele criou a Ursa Maior, o Orion, as Plêiades e os segredos do céu austral.
Ele fez grandes e insondáveis maravilhas, prodígios incalculáveis.
Passa diante de mim e eu não o vejo, afasta-se de mim e não me apercebo.
Se apanha uma presa, quem lha arrebatará? Quem lhe poderá dizer: ‘Porque fazes isso?’
Quem sou eu para lhe replicar e rebuscar argumentos contra Ele?
Ainda que tivesse razão não lhe responderia; imploraria misericórdia para a minha causa.
Se o chamasse e Ele me respondesse, não acreditaria que tivesse ouvido a minha voz.


Livro de Salmos 88(87),10bc-11.12-13.14-15.

Senhor, chegue até Vós a minha súplica.

Todos os dias te invoco, Senhor,
estendo para ti as minhas mãos.
Acaso farás prodígios para os mortos?
Irão os defuntos levantar-se para te louvar?

Poderá a tua bondade ser exaltada no sepulcro
ou a tua fidelidade, na mansão dos mortos?
As tuas maravilhas serão conhecidas nas trevas
e a tua justiça, na terra do esquecimento?

Eu, porém, Senhor, clamo por ti;
de manhã, a ti apresento a minha oração.
Porque me rejeitas, Senhor,
e te escondes de mim?

Evangelho segundo S. Lucas 9,57-62.

Naquele tempo, enquanto Jesus Cristo e os seus discípulos iam a caminho de Jerusalém, alguém disse-Lhe: «Hei-de seguir-te para onde quer que fores.»
Jesus Cristo respondeu-lhe: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.»
E disse a outro: «Segue-me.» Mas ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.»
Jesus Cristo disse-lhe: «Deixa que os mortos (os não-crentes, os sem aura) sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.»
Disse-lhe ainda outro: «Eu vou seguir-te, Senhor, mas primeiro permite que me despeça da minha família.»
Jesus Cristo respondeu-lhe: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, não está apto para o Reino de Deus.» (Parece-me que aqui se faz uma compilação destes acontecimentos de alturas diferentes)


São Francisco Xavier (1506-1552), missionário jesuíta Carta de 22/10/1552

«Hei-de seguir-te para onde quer que fores»: um grande missionário perante os perigos

Numerosos decretos proíbem a entrada na China. [...] Mas para lá dos perigos de prisão e de maus tratos, existem outros muito maiores que passam despercebidos aos habitantes desse país. [...] Em primeiro lugar, a perda da esperança e da confiança em Deus quando é por Seu amor e ao Seu serviço que damos a conhecer a Sua Lei e Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Redentor e Senhor, como Ele bem sabe. Uma vez que foi pela Sua santa misericórdia que nos comunicou estes desejos, perder agora confiança na Sua misericórdia e no Seu poder perante os perigos que poderemos correr ao Seu serviço é um perigo incomparavelmente superior aos males que todos os inimigos de Deus nos podem causar. Se isso for importante para o Seu serviço, Deus proteger-nos-á de todos os perigos desta vida. [...] Por isso temos a segurança das palavras do Senhor: «Quem ama a sua vida perdê-la-á e quem neste mundo aborrece a sua vida, conservá-la-á para a vida eterna» (Jo 12,25). E também destas, semelhantes às primeiras: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, não está apto para o Reino de Deus.»

Quanto a nós, tendo em consideração estes perigos para a alma que são muito superiores aos do corpo, pensamos que é mais seguro e evidente enfrentar os perigos corporais. [...] Seja de que maneira for, estamos determinados a ir à China.


Quinta-feira, dia 04 de Outubro de 2012


Quinta-feira da 26ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : S. Francisco de Assis, diácono, +1224
Livro de Job 19,21-27.

Job tomou a palavra e disse: «Compadecei-vos! Compadecei-vos de mim, vós, meus amigos, porque a mão de Deus me feriu.
Porque me perseguis como Deus e vos mostrais insaciáveis da minha carne?
Quem me dera que as minhas palavras se escrevessem e se consignassem num livro
ou gravadas em chumbo com estilete de ferro ou se esculpissem na pedra para sempre!
Eu sei que o meu redentor vive e prevalecerá, por fim, sobre o pó da terra
e depois de a minha pele se desprender da carne, na minha própria carne verei a Deus.
Eu mesmo o verei, os meus olhos e não outros o hão-de contemplar! As minhas entranhas consomem-se dentro de mim.


Livro de Salmos 27(26),7-8a.8b-9abc.13-14.

Espero contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos.

Ouve, Senhor, a voz da minha súplica,
tem compaixão de mim e responde-me.
O meu coração murmura por ti, os meus olhos te procuram;
é a ti que eu procuro, Senhor.

Não te desvies de mim,
nem afasteis com ira o vosso servo.
Não me rejeiteis nem abandoneis,
meu Deus e meu Salvador.


Creio firmemente vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem coragem e confia no senhor.

Evangelho segundo S. Lucas 10,1-12.

Naquele tempo, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.
Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe.
Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho.
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!'
E se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós.
Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa.
Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido,
curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.'
Mas em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saí à praça pública e dizei:
Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés, sacudimos para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o Reino de Deus já chegou.'»
«Digo-vos: Naquele dia haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.


Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja Comentário sobre o Evangelho de Lucas 7, 45.59

«Como cordeiros para o meio de lobos»

Enviando discípulos para a messe que tinha sido bem semeada pelo Verbo do Pai, mas que clamava por ser trabalhada, cultivada, cuidada com solicitude para que os pássaros não roubassem a semente, Jesus Cristo declara-lhes: «Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos». [...] O Bom Pastor não teme que os lobos Lhe ataquem o rebanho; não enviou os Seus discípulos para se tornarem presas deles, mas para difundirem a graça. A solicitude do Bom Pastor faz com que os lobos não consigam atentar contra os cordeiros que Ele envia. E envia-os para que se realize a profecia de Isaías: «O lobo e o cordeiro pastarão juntos» (Is 65,25). [...] Além do mais, não têm os discípulos ordem de nem sequer levarem um cajado na mão? […]

Portanto, aquilo que o humilde Senhor prescreveu, também os discípulos o realizam através da prática da humildade. Porque Ele não os enviou a semear a fé pela coacção, mas pelo ensino; não através da ostentação da força do seu poder, mas pela exaltação da doutrina da humildade e considerou que era bom juntar a paciência à humildade, tendo em conta o testemunho de Pedro: «ao ser insultado, não respondia com insultos; ao ser maltratado, não ameaçava» (1Pe 2,23).

O que remete para o que foi dito: «Sede Meus imitadores: abandonai o desejo de vingança, não respondais aos ataques da arrogância retribuindo o mal, mas com a paciência que perdoa. Ninguém deve imitar aquilo que recebe dos outros; a mansidão atinge os insolentes de forma muito mais decisiva.»



Sexta-feira, dia 05 de Outubro de 2012


Sexta-feira da 26ª semana do Tempo Comum



Então, do seio da tempestade, o Senhor respondeu a Job e disse:
Alguma vez na tua vida deste ordens à manhã e indicaste o seu lugar à aurora
para que ela alcançasse as extremidades da Terra e expulsasse dela os malfeitores?
Modela-se a terra como o barro sob o sinete e tinge-se como um vestido.
Então aos maus é recusada a sua luz e o braço dos soberbos é quebrado.
Desceste até às fontes do mar e passeaste pelas profundidades do abismo?
Abriram-se-te porventura as portas da morte? Viste as portas da morada tenebrosa?
Consideraste a extensão da Terra? Fala, se sabes tudo isso!
De que lado habita a luz? Qual é o lugar das trevas
para que as conduzas ao seu domínio e lhes mostres as veredas da sua morada?
Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e era já grande o número dos teus dias!
E Job respondeu ao Senhor, dizendo:
«Falei levianamente. Que poderei responder-te? Ponho a minha mão sobre a boca;
falei uma vez, oxalá não tivesse falado; não vou falar duas vezes nem acrescentarei mais nada.»


Livro de Salmos 139(138),1-3.7-8.9-10.13-14ab.

Conduzi-me, Senhor, pelo caminho da eternidade.

Senhor, tu conheces o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento:
observas todos os meus passos.

Formastes as entranhas do meu corpo
e me criastes no seio de minha mãe.
Agradeço-te por me teres feito
tão maravilhosamente.
Admiráveis são as vossas obras.

Se voar nas asas da aurora
ou for morar nos confins do mar
mesmo aí a tua mão há-de guiar-me
e a tua direita me sustentará.

Senhor, Tu modelaste as entranhas do meu ser
e formaste-me no seio de minha mãe.
Dou-te graças por tão espantosas maravilhas;
admiráveis são as tuas obras.

Conhecias já a minha alma
e nada do meu ser Te era oculto
quando secretamente era formado,
modelado nas profundidades da terra.

Evangelho segundo S. Lucas 10,13-16.

Naquele tempo, disse Jesus Cristo: "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sídon se tivessem operado os milagres que entre vós se realizaram, de há muito que teriam feito penitência, vestidas de saco e na cinza.
Por isso, no dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sídon do que para vós.
E tu, Cafarnaúm, porventura serás exaltada até ao céu? É até ao inferno que serás precipitada.
Quem vos (discípulos) ouve é a mim que ouve e quem vos rejeita é a mim que rejeita; mas, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.»



Beato John Henry Newman (1801-1890), presbítero, fundador do Oratório em Inglaterra Sermão «Jesus Cristo oculto do mundo»



«Quem vos ouve é a Mim que ouve e quem vos rejeita é a Mim que rejeita»

A Igreja é chamada corpo de Jesus Cristo. Ela é agora o que era o Seu corpo material quando Ele estava visível na Terra. Ela é o instrumento do Seu poder divino. É dela que nos devemos aproximar para obter d'Ele o bem. E quando alguém a insulta, Ele enche-Se de cólera. Mas, a bem dizer, o que é a Igreja senão uma entidade humilde que, por vezes, provoca o insulto e a impiedade nos homens que não vivem da fé? Ela é um «vaso de barro» (2Co 4,7). […]

Sabemos que os melhores sacerdotes são imperfeitos e falíveis e estão sujeitos a más tendências como todos os seus irmãos. E, no entanto, foi sobre eles que Jesus Cristo, não falando apenas dos apóstolos, mas dos setenta discípulos (aos quais os ministros cristãos são seguramente iguais em termos de responsabilidades), disse: «Quem vos ouve, é a Mim que ouve e quem vos rejeita é a Mim que rejeita; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».

Além disso, Ele tornou os pobres, os fracos e os aflitos testemunhas e agentes da Sua presença. É natural que nós tenhamos a mesma tentação de os negligenciar e os tratar com irreverência. Os Seus discípulos neste mundo são o que Jesus Cristo era e assim como a Sua condição obscura e fraca levava os homens a insultá-l'O e a maltratá-l'O assim também as mesmas características das testemunhas da Sua presença levam os homens actuais a insultá-las. [...] Por conseguinte, tanto agora como nos dias da Sua vida física, Jesus Cristo está neste mundo mas não de forma ostensiva.


Sábado, dia 06 de Outubro de 2012


Sábado da 26ª semana do Tempo Comum



Job respondeu ao Senhor (Deus) e disse:
«Sei que podes tudo e que nada te é impossível.
Quem é que obscurece assim o desígnio divino com palavras sem sentido? De facto, eu falei de coisas que não entendia, de maravilhas que superavam o meu saber.
Os meus ouvidos tinham ouvido falar de ti, mas agora vêem-te os meus próprios olhos.
Por isso, retracto-me e faço penitência, cobrindo-me de pó e de cinza.»
O Senhor abençoou a nova condição de Job, mais do que a antiga e Job chegou a possuir catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
Teve também sete filhos e três filhas;
à primeira pôs-lhe o nome de Jemima, à segunda, Quecia e à terceira, Quéren-Hapuc.
Em toda a Terra não havia mulheres mais formosas que as filhas de Job e o pai deu-lhes uma parte da herança entre os seus irmãos.
Depois disto, Job viveu ainda cento e quarenta anos e viu os seus filhos e os filhos dos seus filhos, até à quarta geração.


Livro de Salmos 119(118),66.71.75.91.125.130.

Fazei brilhar sobre mim, Senhor, a luz do vosso rosto.

Dá-me sabedoria e conhecimento,
pois confio nos teus mandamentos.
Foi bom para mim ter sido castigado,
pois assim aprendi os teus decretos.

Senhor, eu sei que as tuas sentenças são justas
e que me castigaste para meu proveito.
Pelos teus decretos, tudo se mantém até hoje
porque tudo está ao teu serviço.

Sou teu servo: dá-me entendimento
para eu conhecer os teus preceitos.
A manifestação das vossas palavras ilumina
e dá inteligência aos simples.

Evangelho segundo S. Lucas 10,17-24.

Naquele tempo, os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios se sujeitaram a nós em teu nome!»
Disse-lhes Ele: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago.
Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o poderio do inimigo; nada vos poderá causar dano.
Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos no Céu.»
Nesse mesmo instante, Jesus Cristo estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.»
Voltando-se depois para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver
porque digo-vos muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»


São Francisco de Assis (1182-1226), fundador da Ordem dos Frades Menores 1ª Regra, § 17

«Bendigo-Te, ó Pai, Senhor do céu e da Terra»

No amor que é Deus, suplico a todos os meus irmãos – aos que pregam, aos que oram, aos que trabalham manualmente, aos clérigos e leigos – que cultivem a humildade em tudo: que não se gloriem, que não exultem nem se orgulhem interiormente por boas palavras e acções nem mesmo por algum bem que Deus tenha dito, feito ou cumprido, neles ou através deles, pois o Senhor diz estas palavras: «Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem». Convençamo-nos disto com firmeza: apenas são nossos os erros e os pecados. [...] Aquele que é dócil ao Espírito do Senhor deseja mortificar e humilhar esta carne egoísta; cultiva a humildade e a paciência, a simplicidade pura e a verdadeira paz de espírito. […]

Ofereçamos todos os bens ao Senhor, Deus altíssimo e soberano, reconheçamos que todos os bens Lhe pertencem; agradeçamos-lhe por tudo, pois é d'Ele que procedem todos os bens. Que Ele, o altíssimo e soberano Deus, o Deus único e verdadeiro, receba e obtenha todas as honras e todo o respeito, todos os louvores e bençãos, todo o reconhecimento e toda a glória: pois n'Ele está todo o bem e só Ele é bom (Mc 10,18).

E nós, pela nossa parte, quando virmos ou ouvirmos maldizer, bendigamos; quando virmos fazer o mal, façamos o bem; quando ouvirmos ou virmos blasfemar, louvemos o Senhor, que é bendito pelos séculos dos séculos. Amen.


O meus clube de leitura



Os meus filmes


1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv


2.º – O Cemitério de Lagos


3.º – Lagos e a sua Costa Dourada


Os meus blogues















...........................................................

http://www.psd.pt/ Homepage - “Povo Livre” - download

http://www.radiosim.pt/

http://www.antena2.rdp.pt/


http://www.paulinas.pt/ (livros, música, postais, … cristãos)

Sem comentários:

Enviar um comentário