sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cristianismo 64


=CRISTIANISMO=


«Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna» Jo 6,68

Saúda-vos com amizade a equipa de Evangelho Quotidiano em língua portuguesa.

Podem contactar connosco através da página “contactos” do nosso sítio internet: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=contact. Obrigado.

Queremos agradecer também a quantos, com a sua contribuição, permitem o financiamento e o desenvolvimento do serviço. Como sabem, ele é e será sempre gratuito, mas essas contribuições servem, em parte, para apoiar os mosteiros que nos ajudam na selecção e tradução diária dos comentários bem como para financiar o material informático. É por esta relação entre a vida activa e a contemplativa que o Evangelho Quotidiano pode funcionar.

Se deseja fazer um donativo: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=helpus. Obrigado.

Criado em 2001, EVANGELIZO propõe aos seus leitores um acesso fácil e rápido a todas as leituras da liturgia católica do dia, à vida dos santos e a um comentário feito por uma grande figura da Igreja.

Fazemo-vos uma proposta; um amigo por dia. É um mínimo que não ocupa quase tempo nenhum. Abram o nosso site (www.evangelizo.org) e, clicando na bandeira que vos interessa, inscrevam o amigo de que se lembrarem na casa “o seu endereço e-mail”. Confirmem e já está! Ele receberá uma carta nossa a pedir se aceita a inscrição.

Um por dia! Não é pedir muito, pois não? O Senhor vos agradecerá.

O serviço está agora disponível gratuitamente em vários meios e suportes: por correio electrónico; no computador: http://www.evangelhoquotidiano.org/; em telefone móvel: http://mobile, evangelizo.org; em telefone “Iphone” e “Android”: aplicações “Evangelizo”.

Com os votos de uma santa e frutuosa caminhada,

A equipa portuguesa do Evangelho Quotidiano

---------------------------------------

Domingo, dia 10 de Junho de 2012


10º Domingo do Tempo Comum - Ano B


Santo do dia : Santo Anjo da Guarda de Portugal Livro de Génesis 3,9-15.

Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: «Onde estás?»
Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.»
O Senhor Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste porventura da árvore da qual te proibi comer?»
O homem respondeu: «Foi a mulher que trouxeste para junto de mim que me ofereceu da árvore e eu comi.»
O Senhor Deus perguntou à mulher: «Por que fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.»
Então o Senhor Deus disse à serpente: «Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida.
Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.»

(Neste texto destaca-se a desculpabilização do próprio, indicando outros como culpados, o sentido de vergonha que surge com a perda da inocência e a árvore proibida no Éden que deve ser a árvore da coca pelos efeitos que as suas folhas e frutos produzem em quem os utiliza.)

Livro de Salmos 130(129),1-2.3-4ab.4c-6.7-8.

Do fundo do abismo clamo por ti, Senhor.
Senhor, ouve a minha prece.
Estejam teus ouvidos atentos
à voz da minha súplica.-
Se tiveres em conta os nossos pecados,
Senhor, quem poderá resistir?
Mas em ti encontramos o perdão;
por isso te fazes respeitar.-
Eu espero no Senhor!
A minha alma confia na sua palavra.
A minha alma volta-se para o Senhor
mais do que a sentinela para a aurora.-
No Senhor está a misericórdia
e com Ele abundante a redenção.
Ele há-de livrar Israel
de todos os seus pecados.
Evangelho segundo S. Marcos 3,20-35.

Naquele tempo, Jesus Cristo chegou a casa com os seus discípulos e de novo a multidão acorreu de tal maneira que nem podiam comer.
E quando os seus familiares ouviram isto, saíram a ter mão nele, pois diziam: «Está fora de si!»
E os doutores da Lei que tinham descido de Jerusalém afirmavam: «Ele tem Belzebu!» E ainda: «É pelo chefe dos demónios que expulsa os demónios.»
Então Jesus Cristo chamou-os e disse-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás?
Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode perdurar
e se uma família se dividir contra si mesma, essa família não pode subsistir.
Se, portanto Satanás se levanta contra si próprio, está dividido e não poderá subsistir; é o seu fim.
Ninguém consegue entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro o amarrar; só depois poderá saquear-lhe a casa.
Em verdade vos digo: todos os pecados e todas as blasfémias que proferirem os filhos dos homens, tudo lhes será perdoado;
mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão: é réu de pecado eterno.»
Disse-lhes isto porque eles afirmavam: «Tem um espírito maligno.»
Nisto chegam sua mãe e seus irmãos que, ficando do lado de fora, o mandam chamar.
A multidão estava sentada em volta dele quando lhe disseram: «Estão lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram.»
Ele respondeu: «Quem são minha mãe e meus irmãos?»
E percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: «Aí estão minha mãe e meus irmãos.
Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.» (A partir do momento em que começou a evangelizar e formou o seu grupo de discípulos, a sua família deixou de ser a biológica da qual era responsável desde a morte de José e a sua família passou a ser a formada com os seus discípulos, da qual passou a ser responsável. Esta passou a ser a sua famíla. Daí nunca mais ter voltado a mencionar “mãe” a Maria.)

Bem-Aventurado João Paulo II Encíclica «Dominum et vivificantem», § 46

O pecado contra o Espírito Santo

Por que razão é a «blasfémia» contra o Espírito Santo imperdoável? Em que sentido devemos entender esta «blasfémia»? São Tomás de Aquino responde que se trata de um pecado «imperdoável pela sua própria natureza porque exclui aqueles elementos graças aos quais é concedida a remissão dos pecados». Segundo tal exegese, a «blasfémia» não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste antes na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem mediante o mesmo Espírito Santo que age em virtude do sacrifício da Cruz. Se o homem rejeita este deixar-se «convencer quanto ao pecado» que provém do Espírito Santo e tem carácter salvífico, rejeita contemporaneamente a «vinda» do Consolador: aquela «vinda» que se efectuou no mistério da Páscoa em união com o poder redentor do Sangue de Jesus Cristo, o Sangue que «purifica a consciência das obras mortas».

Sabemos que o fruto desta purificação é a remissão dos pecados. Por conseguinte, quem rejeita o Espírito e o Sangue permanece nas «obras mortas», no pecado. E a «blasfémia contra o Espírito Santo» consiste exactamente na recusa radical desta remissão de que Ele é o dispensador íntimo e que pressupõe a conversão verdadeira por Ele operada na consciência. Se Jesus Cristo diz que o pecado contra o Espírito Santo não pode ser perdoado nem nesta vida nem na futura, é porque esta «não-remissão» está ligada, como à sua causa, à «não-penitência», isto é, à recusa radical da conversão.

A blasfémia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem que reivindica o seu pretenso «direito» de perseverar no mal — em qualquer pecado — e recusa por isso mesmo a Redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também consequentemente a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida. É uma situação de ruína espiritual porque a blasfémia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou.

Segunda-feira, dia 11 de Junho de 2012

S. Barnabé, apóstolo - memória


Santo do dia : S. Barnabé, Apóstolo, séc. I Livro dos Actos dos Apóstolos 11,21b-26.13,1-3.

Naqueles dias, foi grande o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor.
A notícia chegou aos ouvidos da igreja (cristã) de Jerusalém e mandaram Barnabé a Antioquia.
Assim que ele chegou e viu a graça concedida por Deus, regozijou-se com isso e exortou-os a todos a que se conservassem unidos ao Senhor de coração firme;
ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão aderiu ao Senhor.
Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo.
Encontrou-o e levou-o para Antioquia. Durante um ano inteiro, mantiveram-se juntos nesta igreja e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos.»
Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado ‘Níger’, Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
Estando eles a celebrar o culto em honra do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei.»
Então depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir.

Livro de Salmos 98(97),1.2-3ab.3c-4.5-6.

Cantai ao Senhor um cântico novo
porque Ele fez maravilhas!
A sua mão direita e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.-
O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.-
Os confins da Terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, Terra inteira,
exultai de alegria e cantai
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso Rei.
Evangelho segundo S. Mateus 10,7-13.

Naquele tempo, disse Jesus Cristo aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus. (O Reino dos Céus chegou com Jesus Cristo e ficou na Terra com o apoio dos seus discípulos ao longo dos tempos.)
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos;
nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento. (porque tudo isso pode atrair a cobiça alheia e pôr as suas (dos discípulos) vidas em perigo.)
Em qualquer cidade ou aldeia onde entrardes, procurai saber se há nela alguém que seja digno e permanecei em sua casa até partirdes.
Ao entrardes numa casa, saudai-a.
Se essa casa for digna, a vossa paz desça sobre ela; se não for digna, volte para vós.

São Cipriano (c. 200 - 258), bispo de Cartago e mártir Da unidade da Igreja Católica

«Que a vossa paz desça sobre ela»

O Espírito Santo dá-nos este aviso: «Procura a paz e persegue-a» (Sl 34,12). O filho da paz deve procurar e perseguir a paz e aquele que conhece e ama o vínculo da caridade deve guardar a sua língua do pecado da discórdia. Entre as prescrições divinas e entre os mandamentos da salvação, o Senhor, na véspera da Sua Paixão, acrescentou isto: «Deixo-vos a paz, dou-vos a paz» (Jo 14,27). Foi essa a herança que nos legou: todos os dons, todas as recompensas cuja perspectiva nos abriu, foi à conservação da paz que Ele os ligou como promessa. Se somos herdeiros de Jesus Cristo, permaneçamos na paz de Jesus Cristo. Se somos filhos de Deus, devemos ser pacíficos: «Felizes os construtores da paz: serão chamados filhos de Deus» (Mt 5,9). É preciso que os filhos de Deus sejam pacíficos, mansos de coração, simples nas suas intenções, em perfeito acordo na afeição, unidos fielmente pelos laços de um pensamento unânime.
Esta unanimidade existiu outrora, no tempo dos apóstolos. Foi assim que o novo povo dos crentes, fiel às prescrições do Senhor, manteve a caridade. Daí a eficácia das suas orações: eles podiam estar certos de que obteriam tudo o que pedissem à misericórdia de Deus.

Terça-feira, dia 12 de Junho de 2012

Terça-feira da 10ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : Santa Paula Frassinetti, virgem, fundadora, +1882, Beato Ludovico Mzyk, presbítero, e companheiros mártires (+1940), Beato Hilário Januszewski, presbítero e mártir (+1945) Livro de 1º Reis 17,7-16.

Naqueles dias, secou a torrente, junto da qual se tinha refugiado o profeta Elias, pois não tinha chovido na região.
Então o Senhor disse-lhe:
«Levanta-te, vai para Sarepta de Sídon e fica lá, pois ordenei a uma mulher viúva de lá que te alimente.»
Ele levantou-se e foi para Sarepta; ao chegar à entrada da cidade, eis que havia lá uma mulher viúva que andava a apanhar lenha; chamou-a e disse-lhe: «Vai-me arranjar, te peço, um pouco de água numa vasilha para eu beber.»
Ela foi buscar a água e Elias chamou-a e disse-lhe: «Traz-me também um pedaço de pão nas tuas mãos.»
Então ela respondeu: «Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão cozido; tenho apenas um punhado de farinha na panela e um pouco de azeite na ânfora; mal tenha reunido um pouco de lenha entrarei em casa para preparar esse resto para mim e para meu filho; vamos comê-lo e depois morreremos.»
Elias disse-lhe: «Não tenhas medo; vai a casa e faz como disseste. Disso que tens, faz-me um pãozinho e traz-mo; depois é que prepararás o resto para ti e para o teu filho
porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A panela da farinha não se esgotará, nem faltará o azeite na almotolia até ao dia em que o Senhor mandar chuva sobre a face da Terra’.
Ela foi e fez como lhe dissera Elias: comeu ele, ela e a sua família, durante alguns dias.
Nem a farinha se acabou na panela, nem o azeite faltou na almotolia conforme dissera o Senhor pela boca de Elias.
Livro de Salmos 4,2-3.4-5.7-8.

Quando te invocar, escuta-me, ó Deus de justiça!
Já que na angústia me libertaste,
tem compaixão de mim e ouve a minha oração.
Homens, até quando desprezareis a minha glória?
Porque amais a ilusão e buscais a mentira?-
Sabei que o Senhor faz maravilhas pelo seu amigo
e há-de escutar-me quando o invocar.
Tremei de medo e não pequeis mais;
meditai nos vossos leitos em silêncio.-
Muitos dizem: "Quem nos dará a felicidade?"
Resplandeça sobre nós, Senhor, a luz da tua face!
Pois Tu dás uma alegria maior ao meu coração
do que a daqueles que têm trigo e vinho em abundância.
Evangelho segundo S. Mateus 5,13-16.

Naquele tempo, disse Jesus Cristo aos seus discípulos: «Vós sois o sal da Terra(os discípulos de Jesus Cristo). Ora se o sal se corromper, com que se há-de salgar (converter homens e mulheres. A conversão é obra de Deus, mas a consciência dessa conversão e a orientação é dada pelos discípulos) ? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro e assim alumia a todos os que estão em casa.
Assim brilhe a vossa luz (aura de cada um dos crentes) diante dos homens (e mulheres), de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está no Céu.»

Sermão atribuído a São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo

«Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo»

O Senhor disse aos Seus apóstolos: «Vós sois a luz do mundo». Como são justas as comparações/metáforas que o Senhor emprega para designar os nossos pais na fé! Chama-lhes «sal», a eles que nos ensinam a sabedoria de Deus, e «luz», a eles que afastam dos nossos corações a cegueira e as trevas da nossa incredulidade. Mas é justo que os apóstolos recebam o nome de luz: eles anunciam, na obscuridade do mundo, a claridade do céu e o esplendor da eternidade. Não se tornou Pedro uma luz para o mundo inteiro e para todos os fiéis quando disse ao Senhor: «Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo»? (Mt 16,16) Que maior claridade teria o género humano podido receber do que ficar a saber por Pedro que o Filho de Deus vivo era o criador da sua luz?

E São Paulo não é uma luz menor para o mundo: enquanto toda a Terra estava cega pelas trevas da maldade, ele subiu ao céu (2Co 12,2) e, no seu regresso, revelou os mistérios do esplendor eterno. Foi por isso que não pôde, nem esconder-se tal como uma cidade fundada no alto de uma montanha, nem deixar que o escondessem, pois Jesus Cristo, pela luz da Sua majestade, tinha-o incendiado como uma candeia cheia do óleo do Espírito Santo. Por isso, bem-amados, se, renunciando às ilusões deste mundo, queremos procurar o sabor da sabedoria de Deus, provemos o sal dos apóstolos.

Quarta-feira, dia 13 de Junho de 2012

Santo António de Lisboa


Santo do dia : Santo António de Lisboa, presbítero, Doutor da Igreja, +1231 Livro de Eclesiástico 39,8-14.

Aquele que medita na lei do Altíssimo, se for do agrado do Senhor omnipotente, será cheio do espírito de inteligência. Então ele derramará, como chuva, as suas palavras de sabedoria e na sua oração louvará o Senhor. Adquirirá a rectidão do julgamento e da ciência e reflectirá nos mistérios de Deus. Ensinará ele próprio a doutrina que aprendeu e porá a sua glória na Lei da Aliança do Senhor.
Muitos louvarão a sua sabedoria que jamais ficará no esquecimento. A sua recordação não desaparecerá e o seu nome viverá de geração em geração.
As nações proclamarão a sua sabedoria, a assembleia publicará o seu louvor.
Se viver muito, terá maior reputação do que mil outros e, se ele morre, quanto fez é suficiente.
Falarei ainda das minhas reflexões porque estou repleto como a Lua-cheia.
Escutai-me, filhos piedosos, e florescei como uma roseira que cresce à beira das águas;
como o incenso, espalhai um aroma suave, desabrochai em flores como o lírio, difundi perfume e entoai cânticos, bendizei o Senhor por todas as suas obras.

Livro de Salmos 19(18),8.9.10.11.

A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta o espírito;
as ordens do Senhor são firmes,
dão sabedoria ao homem simples.
Os mandamentos do Senhor são rectos, alegram o coração;
os preceitos do Senhor são claros,
iluminam os olhos.-
O amor do Senhor é puro e permanece para sempre.
As sentenças do Senhor são verdadeiras,
todas elas são justas.
São mais desejáveis que o ouro, o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos.
Evangelho segundo S. Mateus 5,13-19.

Naquele tempo, disse Jesus Cristo aos seus discípulos: «Vós sois o sal da Terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro e assim alumia a todos os que estão em casa.
Assim brilhe a vossa luz diante dos homens de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está no Céu.»
«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição
porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a Terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos e ensinar assim aos homens (e mulheres), será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu.

Bem-aventurado João Paulo II
Discurso na sinagoga de Roma, 13/4/1986

«Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição»

A minha visita hoje [a esta sinagoga] pretende constituir um contributo decisivo à consolidação dos laços que unem as nossas comunidades. [...] Dentre as múltiplas riquezas da Declaração Nostra Ætate, do II Concílio do Vaticano, [...] a primeira é a de que a Igreja de Jesus Cristo descobre os seus laços com o judaísmo sondando o seu próprio mistério (Nostra ætate, 4). A religião judaica não nos é extrínseca, mas, de certo modo, intrínseca. Temos com ela um relacionamento que não temos com mais nenhuma outra religião. Sois os nossos irmãos preferidos e até, podemos dizê-lo, os nossos irmãos mais velhos. […]

O caminho que começámos a trilhar está ainda no início; será preciso ainda muito tempo [...] para que todas as formas de preconceito, mesmo que inconsciente, sejam suprimidas e assim [...] possamos mostrar o verdadeiro rosto do judaísmo, bem como o do cristianismo. [...] Desde o princípio que não é segredo para ninguém que a nossa divergência fundamental é a nossa adesão, como cristãos, à pessoa e ao ensino de Jesus de Nazaré, filho do vosso povo, do qual saiu igualmente a Virgem Maria, os Apóstolos, alicerces e colunas da Igreja (cf. Gl 2,9) e a maioria dos membros das primeiras comunidades cristãs. [...] Outro tanto se diga das vias abertas à nossa colaboração que, à luz da herança comum saída da Lei e dos Profetas, são diversas e importantes [...]: acima de tudo a colaboração em favor do homem (e da mulher) [...], da sua dignidade, da sua liberdade, dos seus direitos, numa sociedade [...] onde reine a justiça e [...] prevaleça a paz, essa shalom desejada pelos legisladores, pelos profetas e pelos sábios de Israel. […]

Que desta visita, da concórdia e da serenidade que já conseguimos, nasça uma fonte fresca e benfazeja que nos ajude a sarar as feridas desta nossa cidade de Roma como o rio que Ezequiel viu sair da porta leste do Templo de Jerusalém (Ez 47,1ss) Assim conservar-nos-emos, de parte a parte, fiéis aos nossos compromissos mais sagrados, mas também a tudo o que nos une e aproxima mais profundamente: a fé em um só Deus que ama o estrangeiro e faz justiça ao órfão e à viúva, ensinando-nos a amá-los e a socorrê-los (Dt 10,18; Lv 19,18.34). Foi precisamente do Senhor da Torá, aqui venerado, que os cristãos aprenderam essa vontade, a de Jesus Cristo que levou às últimas consequências o amor por ela exigido.

Quinta-feira, dia 14 de Junho de 2012

Quinta-feira da 10ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : Santo Eliseu, profeta, Fernando de Portugal, o "Infante Santo", +1443 Livro de 1º Reis 18,41-46.

Naqueles dias, o profeta Elias disse ao rei Acab: « Sobe, come e bebe porque já ouço o ruído da chuva.» Enquanto Acab subiu para comer e beber, Elias foi ao cimo do monte Carmelo, prostrou-se em terra e pôs a cabeça entre os joelhos. Depois disse ao seu servo: «Sobe e olha em direcção ao mar.» O servo subiu, olhou e disse: « Não há nada.» Elias ordenou-lhe: «Volta sete vezes.» À sétima vez, o servo exclamou: « Do lado do mar vem subindo uma nuvenzinha, tão pequena como a plama da mão.» Elias ordenou-lhe: «Vai dizer Acab: "Manda atrelar os cavalos e desce para que a chuva te não detenha."» Num instante o céu se cobriu de nuvens, soprou o vento e caiu uma forte chuvada. Acab subiu para o carro e seguiu para Jezrael. A mão do Senhor veio sobre Elias; ele prendeu as vestes à cintura e correu diante de Acab até à entrada de Jezrael.
Livro de Salmos 65(64),10abcd.10e-11.12-13.

Cuidaste da terra e tornaste-a fértil,
cumulando-a de riquezas.
Enches, a transbordar, os rios caudalosos
e fazes brotar o trigo.-
Assim preparas a terra,
Regas os seus sulcos e aplanas as leivas;
amoleces a terra com chuvas abundantes
e abençoas as suas sementeiras.-
Coroas o ano com os teus benefícios;
por onde passas, brota a abundância.
Vicejam as pastagens do deserto,
as colinas vestem-se de festa.
Evangelho segundo S. Mateus 5,20-26.

Naquele tempo, disse Jesus Cristo aos seus discípulos: «Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.»
«Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo.
Eu, porém digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco’ será réu da Geena do fogo.
Se fores, portanto apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta.
Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz (divino) e este à guarda e te mandem para a prisão (celeste).
Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo (até que as dívidas sejam todas saldadas).»

São Francisco de Assis (1182-1226), fundador dos Frades Menores Primeira regra, § 11

«Não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade» (1Jo 3,18)

Todos os irmãos terão o cuidado de não caluniar ninguém, de evitar palavras de discussão. Pelo contrário, tentem guardar silêncio enquanto o Senhor lhes der a graça para isso. Não discutirão entre si nem com outras pessoas, mas esforçar-se-ão por responder humildemente: «Somos servos inúteis» (Lc 17,10). Não se irritarão: «Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil' será réu diante do Conselho e quem lhe chamar 'louco' será réu da Geena do fogo». Amar-se-ão uns aos outros conforme a palavra do Senhor: «O que vos mando é que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei» (Jo 15,12). Por actos, testemunharão o amor que devem ter uns pelos outros, conforme as palavras do apóstolo João: «Não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade» (1Jo 3,18).

Não ultrajarão ninguém; não difamarão, não denegrirão ninguém porque está escrito que o Senhor odeia os «bisbilhoteiros e os maldizentes»; devem ser modestos, «mostrando sempre amabilidade para com todos os homens,» (Tt 3,2; Rm 1,29-30). Não devem julgar nem condenar, como diz o Senhor (Lc 6,37). Não julgarão nem os mais pequenos pecados dos outros, mas reflectirão sobre os seus próprios pecados na amargura do seu coração (cf. Is 38,15). Esforçar-se-ão por entrar pela «porta estreita», pois diz o Senhor: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir» (Lc 13,24; Mt 7,13-14).

Sexta-feira, dia 15 de Junho de 2012

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, solenidade - Ano B



Eis o que diz o Senhor: «Quando Israel era ainda menino, Eu amei-o e chamei do Egipto o meu filho.
Entretanto Eu ensinava Efraim a andar, trazia-o nos meus braços, mas não reconheceram que era Eu quem cuidava deles.
Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como os que levantam uma criancinha contra o seu rosto; inclinei-me para ele para lhe dar de comer.
Como poderia abandonar-te, ó Efraim? Entregar-te, ó Israel? Como poderia Eu abandonar-te como a Adma ou tratar-te como Seboim? O meu coração dá voltas dentro de mim, comovem-se as minhas entranhas.
Não desafogarei o furor da minha cólera, não voltarei a destruir Efraim porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti e não me deixo levar pela ira.

Livro de Isaías 12,2-3.4bcd.5-6.

Este é o Deus da minha salvação;
estou confiante e nada temo
porque a minha força e o meu canto de vitória é o Senhor;
Ele foi a minha salvação.»
Tirareis água com alegria
das fontes da salvação.
Louvai o Senhor,
invocai o seu nome.-
Anunciai aos povos a grandeza das suas obras,
proclamai a todos que o seu nome é santo.
Cantai ao Senhor porque Ele fez maravilhas;
anunciai-as em toda a Terra.
Exultai de alegria,
habitantes de Sião,
e proclamai como é grande no meio de ti
o Santo de Israel.»
Carta aos Efésios 3,8-12.14-19.

Irmãos: A mim, o menor de todos os santos, foi dada a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Jesus Cristo
e a todos iluminar sobre a realização do mistério escondido desde séculos em Deus, o criador de todas as coisas
para que agora, por meio da Igreja, seja dada a conhecer, aos Principados e às Autoridades no alto do Céu, a multiforme sabedoria de Deus,
de acordo com o desígnio eterno que Ele realizou em Cristo Jesus Senhor nosso.
Em Jesus Cristo, mediante a fé nele, temos a liberdade e coragem de nos aproximarmos de Deus com confiança.
É por isso que eu dobro os joelhos diante do Pai,
do qual recebe o nome toda a família, nos céus e na Terra:
que Ele vos conceda, de acordo com a riqueza da sua glória, que sejais cheios de força pelo seu Espírito para que se robusteça em vós o homem interior;
que Jesus Cristo, pela fé, habite nos vossos corações; que estejais enraizados e alicerçados no amor
para terdes a capacidade de apreender com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade...
a capacidade de conhecer o amor de Jesus Cristo que ultrapassa todo o conhecimento para que sejais repletos até receberdes toda a plenitude de Deus.

Evangelho segundo S. João 19,31-37.

Por ser a Preparação da Páscoa e para evitar que no sábado ficassem os corpos na cruz, porque aquele sábado era um dia muito solene, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.
Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e também ao outro que tinha sido crucificado juntamente.
Mas, ao chegarem a Jesus Cristo, vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.
Porém, um dos soldados trespassou-lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água.
Aquele (S. João Evangelista) que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade para vós crerdes também.
É que isto aconteceu para se cumprir a Escritura que diz: Não se lhe quebrará nenhum osso.
E também outro passo da Escritura diz: Hão-de olhar para aquele que trespassaram.

São Columbano (563-615), monge, fundador de mosteiros Instruções de S. Columbano, n° 13

«Um dos soldados trespassou-Lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água»

Irmãos, sigamos o nosso chamamento: somos chamados pela Vida à fonte da vida; esta fonte não é apenas fonte «de água viva» (Jo 4,10), mas da vida eterna, fonte de luz e de claridade. Com efeito, dela vêm todas as coisas: sabedoria, vida e luz eterna. [...] Senhor, és Tu mesmo esta fonte, sempre e para sempre desejável, e da qual nos é sempre permitido e sempre necessário aurir. «Dá-nos sempre, Senhor Jesus Cristo, desta água» para que, também em nós, ela se torne uma fonte de água «a jorrar para a vida eterna» (Jo 4,15.14). É verdade: peço-Te demasiado, como negá-lo? Mas Tu, Rei da glória, sabes dar grandes coisas e Tu mesmo as prometeste. Nada é maior do que Tu e é a Ti próprio que nos dás, foste Tu que Te deste por nós.

É por isso que é a Ti que pedimos [...] porque não queremos receber senão a Ti mesmo. Tu és o nosso tudo: a nossa vida, a nossa luz e a nossa salvação, a nossa comida e a nossa bebida, o nosso Deus. Inspira os nossos corações, suplico-Te, ó Jesus Cristo nosso; pelo sopro do Teu Espírito, abençoa as nossas almas com o Teu amor para que cada um de nós possa dizer com verdade: «Vistes Aquele que o meu coração ama?» (Ct 3,3) porque foi com o Teu amor que fui ferido.

Desejo que essas feridas estejam em mim, Senhor. Feliz da alma a quem o amor assim fere ─ a alma que procura a fonte, a que bebe e que, no entanto, não cessa de ter sempre sede, mesmo bebendo, nem de ir sempre em busca dela pelo seu desejo, nem de sempre beber, na sua sede. É assim que ela sempre busca amando, pois encontra a cura na sua própria ferida.

Sábado, dia 16 de Junho de 2012

Imaculado Coração da Virgem Santa Maria (MO)


Festa da Igreja : Imaculado Coração de Maria
Santo do dia :
S. Ciro, mártir, séc. IV, São João Francisco Régis, presbítero, +1640, S. Ticon Livro de Isaías 61,9-11.

A linhagem do povo de Deus será conhecida entre os povos e a sua descendência no meio das nações. Quantos os virem, terão de os reconhecer como linhagem que o Senhor abençoou.
Rejubilo de alegria no SENHOR e o meu espírito exulta no meu Deus porque me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de triunfo. Como um noivo que cinge a fronte com o diadema e como uma noiva que se adorna com as suas jóias.
Porque assim como a terra faz nascer as plantas e o jardim faz brotar as sementes assim o Senhor DEUS faz germinar a justiça e o louvor diante de todas as nações.

Livro de 1º Samuel 2,1.4-5.6-7.8abcd.

«Exulta o meu coração no Senhor.
No meu Deus se eleva a minha fronte.
Abre-se a minha boca contra os inimigos
porque me alegro na vossa salvação.-
A arma dos fortes foi destruída
e os fracos foram revestidos de força.
Os que viviam na abundância andam em busca de pão
e os que tinham fome foram saciados.
A mulher estéril deu à luz muitos filhos
e a mãe fecunda deixou de conceber.-
É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz-nos descer ao túmulo e de novo nos levanta.
É o Senhor que despoja e enriquece,
É o Senhor quem humilha e exalta.-
Levanta do chão os que vivem prostrados,
retira da miséria os indigentes;
fá-los sentar entre os príncipes
e destina-lhes um lugar de honra.
Evangelho segundo S. Lucas 2,41-51.

Os pais de Jesus Cristo iam todos os anos a Jerusalém pela festa da Páscoa.
Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa.
Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém sem que os pais o soubessem.
Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos.
Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura.
Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas.
Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas.
Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!»
Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?»
Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse.
Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.

São João Eudes (1601-1680), presbítero, pregador, fundador de institutos religiosos O coração admirável, livro 9, cap. 4

«Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração»

De entre as festas dedicadas a Virgem Maria, a que celebra o seu coração é como o coração e a rainha das outras, pois o coração é a sede do amor e da caridade. Qual a razão desta solenidade? O coração desta singular e amadíssima Filha do Pai Eterno; o coração da Esposa do Santo Espírito; o coração da excelente Mãe de todos os fiéis. É um coração ardente de amor para com Deus, totalmente inflamado de caridade por nós.

Todo ele é amor por Deus porque nada mais amou a não ser Deus e o que Deus queria que amasse n'Ele e por Ele. Todo ele é amor porque a bem-aventurada Virgem Maria sempre amou a Deus com todo o coração, toda a sua alma e todas as suas forças (Mc 12,30). Todo ele é amor porque, para além de Maria sempre ter querido tudo o que Deus queria e nunca o que Ele não queria, foi sempre com grande júbilo que voluntariamente cumpriu a amável vontade do Senhor.

Este coração é amor puro por nós todos. Ela ama-nos com o mesmo amor com que ama a Deus porque é Deus que Ela vê em nós e que em nós ama. E ama-nos com o mesmo amor com que ama o Homem de Deus, seu filho Jesus Cristo porque Ela sabe que Ele é o nosso chefe, a nossa cabeça e que nós somos os Seus membros (Col 2,19) e consequentemente que somos um só com Ele.


O meus clube de leitura



Os meus filmes


1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv


2.º – O Cemitério de Lagos


Os meus blogues








------------------------------






...........................................................

http://www.psd.pt/ Homepage (rodapé) - “Povo Livre” - salvar (=guardar)

http://www.radiosim.com/

http://www.antena2.rdp.pt/


http://www.paulinas.pt/ (livros, música, postais, … cristãos)

Sem comentários:

Enviar um comentário