sábado, 8 de dezembro de 2012

Cristianismo 89


=CRISTIANISMO=

«Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna» Jo 6,68
Queridos Amigos
Neste início do Advento, já no próximo domingo, toda a equipa de Evangelho Quotidiano vem desejar-vos um santo e feliz ano litúrgico bem como uma boa saúde espiritual. Que alegria percorrer de novo toda a vida terrena de Jesus Cristo através das festas que se sucedem!
Esperamos que este novo ano nos dê a todos a ocasião de melhor descobrir os tesouros do Evangelho e da fé a fim de vivermos em Jesus Cristo de uma maneira cada vez mais perfeita. Em alguns dos nossos países, o ano será marcado por alterações profundas e acontecimentos muito importantes. Que a Palavra de Deus seja, agora a sempre, o nosso farol!
Fazemos nossos os votos de S. Paulo: “Que o Senhor vos dê, entre vós e para com todos os homens e mulheres, um amor cada vez mais intenso e transbordante como o que vos dedicamos. E que, desse modo, ele vos estabeleça firmemente numa santidade irrepreensível diante de Deus (e do) nosso Pai.” (1 Ts 3, 12-13).
Aproveitamos para vos anunciar, neste ano que começa, a abertura de duas novas versões de Evangelizo, a acrescentar à versão grega recentemente iniciada:
- a versão malgaxe: www.evanjelyanio.org;
- a versão italiana no calendário ambrosiano: www.vangelodelgiorno.org.
A liturgia ambrosiana é bastante próxima da romana tradicional com algumas especificidades particulares tais como um calendário e leituras próprias. Abrimos esta versão a pedido de numerosos leitores de língua italiana e de um bispo. O rito ambrosiano está em vigor na diocese de Milão e em três vales do Tessino (na Suíça), o que representa 51 paróquias.
Fiéis ao espírito do serviço Evangelizo, estamos felizes por vos fazer descobrir, através deste rito ambrosiano, a extraordinária riqueza litúrgica da nossa Igreja.
Queremos anunciar-nos a extensão do nosso serviço à versão grega: evaggeliokathemera.org. Que ela possa ser um apoio diário aos membros deste povo que sofre. Não deixem se informar os vossos conhecidos deste novo serviço.
Podem contactar connosco através da página “contactos” do nosso sítio internet: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=contact. Obrigado.
Queremos agradecer também a quantos, com a sua contribuição, permitem o financiamento e o desenvolvimento do serviço. Como sabem, ele é e será sempre gratuito, mas essas contribuições servem, em parte, para apoiar os mosteiros que nos ajudam na selecção e tradução diária dos comentários bem como para financiar o material informático. É por esta relação entre a vida activa e a contemplativa que o Evangelho Quotidiano pode funcionar.
Se deseja fazer um donativo: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=helpus. Obrigado.
Criado em 2001, EVANGELIZO propõe aos seus leitores um acesso fácil e rápido a todas as leituras da liturgia católica do dia, à vida dos santos e a um comentário feito por uma grande figura da Igreja.
Fazemo-vos uma proposta; um amigo por dia. É um mínimo que não ocupa quase tempo nenhum. Abram o nosso site (www.evangelizo.org) e, clicando na bandeira que vos interessa, inscrevam o amigo de que se lembrarem na casa “o seu endereço e-mail”. Confirmem e já está! Ele receberá uma carta nossa a pedir se aceita a inscrição.
Um por dia! Não é pedir muito, pois não? O Senhor vos agradecerá.
O serviço está agora disponível gratuitamente em vários meios e suportes: por correio electrónico; no computador: http://www.evangelhoquotidiano.org/; em telefone móvel: http://mobile, evangelizo.org; em telefone “Iphone” e “Android”: aplicações “Evangelizo”.
Com os votos renovados de uma boa caminhada ao longo deste ano que começa, saúda-vos
A equipa portuguesa do Evangelho Quotidiano
---------------------------------------
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

  

Domingo, dia 02 de Dezembro de 2012

1º Domingo do Advento - Ano C

Eis o que diz o Senhor: «Dias virão em que cumprirei a promessa favorável que fiz à casa de Israel e à casa de Judá :
Nesses dias e nesse tempo, suscitarei de David um rebento de justiça que praticará o direito e a equidade no país.
Nesses dias, Judá será salvo e Jerusalém viverá em segurança. Este é o nome com o qual será chamada: ‘Senhor – nossa justiça.’»

Livro de Salmos 25(24),4-5.8-9.10.14.
Para Vós, Senhor, elevo a minha alma.

Mostra-me, Senhor, os teus caminhos
e ensina-me as tuas veredas.
Dirige-me na tua verdade e ensina-me
porque Tu és o Deus, meu salvador.

O Senhor é bom e justo;
ensina o caminho aos pecadores,
guia os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer o seu caminho.

Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade
para os que guardam a sua aliança e os seus preceitos
O Senhor comunica os seus segredos aos que o adoram
e dá-lhes a conhecer a sua aliança.

1ª Carta aos Tessalonicenses 3,12-13.4,1-2.
Irmãos: O Senhor vos faça crescer e superabundar de caridade uns para com os outros e para com todos tal como nós para convosco;
que Ele confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus (e do) nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.
Quanto ao resto, irmãos, pedimo-vos e exortamo-vos no Senhor Jesus Cristo a fim de que, tendo aprendido de nós o modo como se deve caminhar e agradar a Deus – e já o fazeis – assim progridais sempre mais.
Conheceis bem que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus Cristo.

Evangelho segundo S. Lucas 21,25-28.34-36.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar;
os homens morrerão de pavor na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas.
Então hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória.
Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça porque a vossa redenção está próxima.»
«Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida e que esse dia não caia sobre vós subitamente
como um laço; pois atingirá todos os que habitam a Terra inteira.
Velai, pois orando continuamente a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»

Pierre de Blois (c. 1130-1211), arquidiácono em Inglaterra Sermão 3 para o Advento
Os três adventos de Jesus Cristo
Há três adventos do Senhor: o primeiro pela carne, o segundo pela alma e o terceiro pelo julgamento. O primeiro aconteceu a meio da noite, segundo as palavras do Evangelho: «A meio da noite, ouviu-se um brado: 'Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!'» (Mt 25,6). E esse primeiro acontecimento já se deu, pois Jesus Cristo foi visto na Terra e conversou com os homens (e mulheres)(cf Br 3,38).
Estamos agora no segundo advento desde que estejamos de forma que Ele possa vir até nós, pois Ele disse que se O amarmos Ele virá e fará de nós Sua morada (cf Jo 14,23). Este segundo advento está pois, para nós, envolto em incerteza, pois quem senão o Espírito de Deus, conhece aqueles que são de Deus? (cf 1Co 2,11) Aqueles em quem o desejo das coisas celestes transporta para fora de si próprios sabem bem quando Ele virá; contudo eles «não sabem de onde vem nem para onde vai» (Jo 3,8).
Quanto ao terceiro advento, é certo que acontecerá, mas é muito incerto quando, pois nada é mais certo do que a morte e nada mais incerto do que o dia da morte. «Quando disserem: 'Paz e segurança' então se abaterá repentinamente sobre eles a ruína como as dores de parto sobre a mulher grávida e não poderão escapar» (cf 1Ts 5,3). Assim o primeiro advento foi humilde e escondido, o segundo é misterioso e cheio de amor, o terceiro será estrondoso e terrível. No seu primeiro advento, Jesus Cristo foi julgado injustamente pelos homens; no segundo, faz-nos justiça através da Sua graça; no último, julgará todas as coisas com equidade — Cordeiro no primeiro advento, Leão no último, Amigo cheio de ternura no segundo.
Segunda-feira, dia 03 de Dezembro de 2012

Segunda-feira da 1a semana do Advento

Santo do dia : S. Francisco Xavier, presbítero, +1552
Livro de Isaías 2,1-5.
Visão profética de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém:
No fim dos tempos, o monte do templo do SENHOR estará firme, será o mais alto de todos e dominará sobre as colinas. Acorrerão a ele todas as gentes,
virão muitos povos e dirão: «Vinde, subamos à montanha do SENHOR, à casa do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas porque de Sião sairá a lei e de Jerusalém, a palavra do SENHOR.
Ele julgará as nações e dará as suas leis a muitos povos, os quais transformarão as suas espadas em relhas de arados e as suas lanças, em foices. Uma nação não levantará a espada contra outra e não se adestrarão mais para a guerra.
Vinde, Casa de Jacob! Caminhemos à luz do SENHOR.»

Livro de Salmos 122(121),1-2.3-4.8-9.
Vamos com alegria para a casa do Senhor.

Que alegria quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor!»
Os nossos pés detêm-se
às tuas portas, ó Jerusalém!

Jerusalém, cidade bem construída,
harmoniosamente edificada.
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor

Segundo o costume de Israel,
para louvar o nome do Senhor
Ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David.

Pedi a paz para Jerusalém:
vivam seguros quantos te amam.
Haja paz dentro dos teus muros,
tranquilidade em teus palácios.

Por amor dos meus irmãos e amigos,
proclamarei: «A paz esteja contigo!»
Por amor da casa do Senhor, nosso Deus,
pedirei o bem-estar para ti.

Evangelho segundo S. Mateus 8,5-11.
Naquele tempo, ao entrar Jesus Cristo em Cafarnaúm, aproximou-se dele um centurião, suplicando nestes termos:
«Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico, sofrendo horrivelmente.»
Disse-lhe Jesus Cristo: «Eu irei curá-lo.»
Respondeu-lhe o centurião: «Senhor, eu não sou digno de que entres debaixo do meu tecto; mas diz uma só palavra e o meu servo será curado.
Porque eu, que não passo de um subordinado, tenho soldados às minhas ordens e digo a um: 'Vai’ e ele vai; a outro: 'Vem’ e ele vem; e ao meu servo: 'Faz isto’ e ele faz.»
Jesus Cristo, ao ouvi-lo, admirou-se e disse aos que o seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé!
Digo-vos que, do Oriente e do Ocidente, muitos virão sentar-se à mesa do banquete com Abraão, Isaac e Jacob, no Reino do Céu.

Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja Sobre a virgindade, §§ 72-74, 78
Ele vem a tua casa
Ouviste a voz do Verbo, a Palavra de Deus. [...] Levanta-te e prepara o fundo da tua alma pela oração. Vai debaixo para cima, esforça-te por abrir a porta do teu coração. Quando ergueres as mãos para Jesus Cristo, as tuas acções exalarão o perfume da fé. […]
Eis como Jesus Cristo te desejou, eis como te escolheu. Se te abrires para Ele, Ele entrará; não deixará de o fazer, pois prometeu-o. Abraça então Aquele que procuraste (Ct 3,4); aproxima-te d'Ele e receberás a Sua luz (Sl 33,6); demora-O, pede-Lhe que não Se vá embora tão depressa, suplica-Lhe que não Se afaste. Com efeito, a palavra de Deus corre rapidamente (Sir 43,5), não se deixa prender pela frouxidão, a preguiça não a detém. Que a tua alma, à Sua chamada, vá ao Seu encontro e persevere no caminho traçado pela Sua palavra celeste, pois Ele passa rapidamente. […]
No caso de Ele Se ter ido embora muito depressa, não penses que Lhe desagradaste por tê-Lo chamado e Lhe teres implorado, abrindo-te a Ele: Ele permite muitas vezes que sejamos postos à prova. Quando as multidões Lhe pediam para não Se ir embora, que diz Ele nos Evangelhos? «Tenho também de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus às outras cidades, pois para isso é que fui enviado» (Lc 4,43). Portanto, mesmo que Ele pareça ter partido, continua a procurar (cf Ct 5,6). [...] Quem procura Jesus Cristo desta maneira, quem assim implora, não é abandonado por Ele; mais, Ele vem visitá-lo com frequência, pois está connosco até ao fim do mundo (Mt 28,20).

Terça-feira, dia 04 de Dezembro de 2012

Terça-feira da 1a semana do Advento

Santo do dia : Santa Bárbara, mártir, séc. IV, S. João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja, +749
Livro de Isaías 11,1-10.
Naquele dia, brotará um rebento do tronco de Jessé e um renovo brotará das suas raízes.
Sobre ele repousará o espírito do SENHOR: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de amor do SENHOR.
Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer;
mas julgará os pobres com justiça e com equidade os humildes da Terra; ferirá os tiranos com os decretos da sua boca e os maus com o sopro dos seus lábios.
A justiça será o cinto dos seus rins e a lealdade circundará os seus flancos.
Então o lobo habitará com o cordeiro e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos e um menino os conduzirá.
A vaca pastará com o urso e as suas crias repousarão juntas; o leão comerá palha como o boi.
A criancinha brincará na toca da víbora e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente.
Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte porque a terra está cheia de conhecimento do SENHOR, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar.
Naquele dia, a raiz de Jessé, estandarte dos povos, será procurada pelas nações e será gloriosa a sua morada.

Livro de Salmos 72(71),1.7-8.12-13.17.
Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.

Ó Deus, concede ao rei a tua rectidão
e a tua justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade.

Em seus dias florescerá a justiça
e uma grande paz até ao fim dos tempos
dominará de um ao outro mar,
do grande rio até aos confins da terra.

Ele socorrerá o pobre que o invoca
e o indigente que não tem quem o ajude.
Terá compaixão do humilde e do pobre
e salvará a vida dos oprimidos.

O seu nome permanecerá pelos séculos
e durará enquanto o Sol brilhar;
todos nele se sentirão abençoados,
todos os povos da Terra o hão-de bendizer.

Evangelho segundo S. Lucas 10,21-24.
Naquele tempo, Jesus Cristo estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.»
Voltando-se depois para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver
porque digo-vos muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»

Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787), bispo, doutor da Igreja Terceira meditação para a novena de Natal
«Muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes»
Tenhamos em conta que, depois de tantos séculos, tantos suspiros e orações, o Messias que nem os patriarcas nem os profetas viram, o «Desejado das nações» (Ag 2,7 Vulg.), o Desejo das colinas eternas, o nosso Salvador, veio por fim: «Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado» (Is 9,5). O Filho de Deus fez-Se pequenino para nos dar a Sua grandeza; deu-Se a nós para que nos demos a Ele; veio testemunhar-nos o Seu amor para que correspondamos com o nosso. Acolhamo-Lo com afecto, amemo-Lo, recorramos a Ele em todas as nossas necessidades. […]
Jesus Cristo veio sob a forma de uma criança para nos mostrar o Seu grande desejo de nos cumular de todos os Seus bens. Ora «n'Ele estão escondidos todos os tesouros» (Col 2,3); Seu Pai celeste «tudo colocou nas Suas mãos» (cf Jo 3,35; 13,3). Queremos a luz? Ele veio iluminar-nos. Queremos mais força para resistir aos nossos inimigos? Ele veio fortificar-nos. Queremos o perdão e a salvação? Ele veio perdoar-nos e salvar-nos. Queremos enfim o dom supremo, o dom do amor divino? Ele veio incendiar os nossos corações. Foi sobretudo para isso que Ele Se tornou menino: quis mostrar-Se-nos num estado de tal pobreza e humildade para [...] banir todo o medo e melhor ganhar o nosso afecto. [...] Todas as crianças suscitam o afecto de quem olhe para elas; quem, pois não amaria com extrema ternura um Deus que contempla como menino, alimentado com um pouco de leite, tremendo de frio, pobre, desprezado, desamparado, a chorar e a gemer numa manjedoura, deitado sobre a palha? Este espectáculo levou São Francisco a exclamar: «Amemos o Menino de Belém!» Vinde, almas cristãs, vinde amar um Deus feito criança, tornado pobre por vós, um Deus todo amor, descido do céu para Se nos dar inteiramente.

Quarta-feira, dia 05 de Dezembro de 2012

Quarta-feira da 1a semana do Advento

Santo do dia : S. Geraldo, bispo, +1108, S. Martinho de Dume, bispo, +579, S. Frutuoso, bispo, +665, S. Sabas
Livro de Isaías 25,6-10.
Sobre este monte, o Senhor do Universo prepara para todos os povos um banquete de manjares suculentos, um banquete de vinhos deliciosos, carnes gordas e saborosas, vinhos velhos e bem tratados.
Neste monte, Ele arrancará o véu de luto que cobre todos os povos, o pano que encobre todas as nações.
Aniquilará a morte para sempre. O Senhor DEUS enxugará as lágrimas de todas as faces e eliminará o opróbrio que pesa sobre o seu povo, sobre toda a nação. Foi o SENHOR quem o proclamou.
Dir-se-á naquele dia: «Este é o nosso Deus, nele confiámos e Ele nos salva. Este é o SENHOR em quem confiámos. Congratulemo-nos e rejubilemos com a sua salvação.
A mão do SENHOR repousará sobre este monte.» Moab, porém, a rebelde, será pisada no seu próprio terreno como se pisa a palha na lixeira.

Livro de Salmos 23(22),1-3.3-4.5.6.
Habitarei para sempre na casa do Senhor.

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça
e o meu cálice transborda.

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre.

Evangelho segundo S. Mateus 15,29-37.
Naquele tempo, Jesus Cristo foi para junto do mar da Galileia. Subiu ao monte e sentou-se.
Vieram ter com Ele numerosas multidões, transportando coxos, cegos, aleijados, mudos e muitos outros que lançavam a seus pés. Ele curou-os
de modo que as multidões ficaram maravilhadas ao ver os mudos a falar, os aleijados escorreitos, os coxos a andar e os cegos com vista e davam glória ao Deus de Israel.
Jesus Cristo, chamando os discípulos, disse-lhes: «Tenho compaixão desta gente porque há já três dias que está comigo e não tem que comer. Não quero despedi-los em jejum, pois receio que desfaleçam pelo caminho
Os discípulos disseram-lhe: «Onde iremos buscar, num deserto, pães suficientes para saciar tão grande multidão?»
Jesus Cristo perguntou-lhes: «Quantos pães tendes?» Responderam: «Sete e alguns peixinhos.»
Ordenou à multidão que se sentasse.
Tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e dava-os aos discípulos e estes à multidão.
Todos comeram e ficaram saciados e, com os bocados que sobejaram, encheram sete cestos.

Papa Bento XVI Homilia de 29/5/2005 na conclusão do Congresso Eucarístico Italiano (© copyright L. E. V., rev.)
A Eucaristia, Sacramento do mundo renovado
Queridos amigos [...], temos de redescobrir a alegria do domingo cristão. Temos de redescobrir com orgulho o privilégio de poder participar na Eucaristia que é o sacramento do mundo renovado. A ressurreição de Jesus Cristo aconteceu no primeiro dia da semana que nas Escrituras é o dia da criação do mundo. Precisamente por isto o domingo era considerado pela comunidade cristã dos primeiros tempos como o dia em que teve início o novo mundo, aquele no qual, com a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, começou a nova criação. Recolhendo-se em volta da mesa eucarística, a comunidade ia-se modelando como novo povo de Deus.
Santo Inácio de Antioquia qualificava os cristãos como «aqueles que alcançaram a nova esperança» e apresentava-os como pessoas «que vivem segundo o domingo (iuxta dominicam viventes)». Nesta perspectiva o Bispo antioqueno perguntava: «Como poderemos viver sem Aquele pelo qual também os profetas esperaram?» (Epist. ad Magnesios, 9, 1-2) «Como poderemos viver sem Ele?» Sentimos ressoar nestas palavras de Santo Inácio a afirmação dos mártires de Abitene: «Não podemos viver sem o domingo (Sine dominico non possumus)». Precisamente disto brota a nossa oração: que também os cristãos de hoje reencontrem a consciência da importância decisiva da celebração dominical e saibam tirar da participação na Eucaristia o estímulo necessário para um novo compromisso no anúncio ao mundo de Jesus Cristo, «nossa paz» (Ef 2, 14). Amém!

Quinta-feira, dia 06 de Dezembro de 2012

Quinta-feira da 1a semana do Advento

Santo do dia : S. Nicolau, bispo, +342
Livro de Isaías 26,1-6.
Naquele dia será cantado este cântico na terra de Judá: «Temos uma cidade forte. Para a defender, o Senhor ergueu muralhas e baluartes.
Abri as portas para que entre um povo justo que cumpre com os seus compromissos,
que tem carácter firme e conserva a paz porque põe a sua confiança em Deus.
Confiai sempre no SENHOR porque o SENHOR é a rocha perene:
abateu os habitante das alturas e a cidade soberba; humilhou-a, derrubou-a por terra, reduziu-a a pó.
Ela é calcada pelos pés dos humildes, pelos pés dos pobres.»

Livro de Salmos 118(117),1.8-9.19-21.25-27.
Bendito o que vem em nome do Senhor.

Agradecei ao Senhor porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Mais vale refugiar-me no Senhor
do que fiar-se nos homens.
Mais vale refugiar-me no Senhor
do que fiar-se nos poderosos.

Abri-me as portas da justiça:
entrarei para agradecer ao Senhor.
Esta é a porta do Senhor:
os justos entrarão por ela.
Eu vos Vos agradeço porque me ouvistes
e fostes meu salvador.

Senhor, salvai os vossos servos.
Senhor, dai-nos a vitória.
Bendito o que vem em nome do Senhor,
da casa do Senhor nós vos bendizemos.
O Senhor é Deus
e fez brilhar sobre nós a luz.

Evangelho segundo S. Mateus 7,21.24-27.
Naquele tempo, disse Jesus Cristo aos seus discípulos: «Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu.
«Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu porque estava fundada sobre a rocha.
Porém todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e grande foi a sua ruína.»

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade «Um caminho simples»
«Escutai o que vos digo»
Todos nós devemos consagrar tempo ao silêncio e à contemplação, especialmente se vivemos em grandes cidades como Londres e Nova Iorque onde só há agitação. Foi por isso que eu decidi abrir a nossa primeira casa de irmãs contemplativas, cuja vocação é rezar durante a maior parte do dia, em Nova Iorque e não nos Himalaias porque senti que são as cidades que mais precisam de silêncio e de contemplação.
Começo sempre a minha oração pelo silêncio porque é no silêncio do coração que Deus fala. Deus é o amigo do silêncio: devemos escutar Deus porque não são as nossas palavras que contam, mas o que Ele nos diz e o que Ele diz através de nós. A oração alimenta a alma: o que o sangue é para o corpo, é a oração para a alma. Ela aproxima-nos de Deus; dá-nos um coração purificado e limpo. Um coração puro pode ver a Deus (Mt 5,8), falar com Ele e ver o Seu amor na pessoa de cada um dos nossos irmãos. Se o vosso coração é puro, sois transparentes diante de Deus, não dissimulais nada e Ele pode retirar do vosso coração o que quiser.

Sexta-feira, dia 07 de Dezembro de 2012

Sexta-feira da 1a semana do Advento

Santo do dia : Santo Ambrósio, bispo, Doutor da Igreja, +397
Livro de Isaías 29,17-24.
Assim fala o Senhor Deus: «Dentro de muito pouco tempo, o Líbano converter-se-á em pomar e o pomar será como uma floresta.
Nesse dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão.
Os oprimidos voltarão a alegrar-se no SENHOR e os pobres exultarão no Santo de Israel.
Foi eliminado o tirano e desapareceu o cínico e todos os que buscam a iniquidade (= não-equidade) serão exterminados:
os que acusam de crime os inocentes, os que procuram enganar o juiz, os que por uma coisa de nada condenam os outros.
Por isso, o SENHOR fala aos descendentes de Jacob Ele que resgatou Abraão: «Daqui em diante, Jacob não será mais envergonhado, o seu rosto não mais ficará corado.
Quando os seus filhos virem o que Eu fiz por eles, bendirão o meu nome, bendirão o Santo de Jacob e adorarão o Deus de Israel.
Os espíritos desencaminhados compreenderão e os que protestavam, aprenderão a lição.»

Livro de Salmos 27(26),1.4.13-14.
O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

O Senhor é minha luz e salvação:
de quem terei medo?
O Senhor é o baluarte da minha vida:
quem me assustará?

Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida
para gozar da suavidade do Senhor
e visitar o seu santuário.

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem coragem e confia no Senhor.

Evangelho segundo S. Mateus 9,27-31.
Naquele tempo, Jesus Cristo pôs-se a caminho e seguiram-n'O dois cegos, gritando: «Filho de David, tem misericórdia de nós!»
Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele e Jesus Cristo disse-lhes: «Credes que tenho poder para fazer isso?» Responderam-lhe: «Cremos, Senhor!»
Então tocou-lhes nos olhos, dizendo: «Seja-vos feito segundo a vossa fé.»
E os olhos abriram-se-lhes. Jesus Cristo advertiu-os em tom severo: «Vede lá, que ninguém o saiba.»
Mas eles, saindo, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

Liturgia latina Hino do século IX para o Advento
«Livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão» (Is 29,18)
Que o sol, os astros, a terra e os mares
Ressoem solenemente a chegada do Deus altíssimo;
Que o rico e o pobre unam seus cantos
Para celebrar o Filho do Criador supremo!

O Seu nascimento precede a estrela da manhã:
É o Salvador outrora prometido a nossos pais,
O fruto glorioso de uma Virgem,
O Filho do Deus poderoso.

É o Rei de glória
Que devia vir reinar sobre os reis,
Esmagar sob Seus pés o inimigo cruel
E curar o mundo doente.

Que também os anjos rejubilem;
Que todos os povos estremeçam de alegria:
O Todo-Poderoso vem em humildade
Para salvar o que estava perdido. [...]

Elevem os profetas suas vozes e profetizem:
Emanuel já está próximo de nós!
Solte-se a língua dos mudos
E vós, coxos, correi ao Seu encontro (cf Is 7,14; 35,6). [...]

Todas as nações e ilhas,
Aclamai este grande triunfo.
Vinde, correi como os cervos:
Eis que chega o Redentor.

Que os olhos dos cegos
Até aqui fechados à luz,
Aprendam então a romper as trevas da noite
Para se abrirem à verdadeira luz. [...]

Louvor, honra, poder e glória
A Deus, (ao) Pai e ao Filho
Na unidade do Espírito Santo
Pelos séculos dos séculos!

Sábado, dia 08 de Dezembro de 2012

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA, Padroeira principal de Portugal - Solenidade

Calendário da Igreja disponível este dia
Livro de Génesis 3,9-15.20.
Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: «Onde estás?»
Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.»
O Senhor Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste porventura da árvore da qual te proibi comer?»
O homem respondeu: «Foi a mulher que trouxeste para junto de mim que me ofereceu da árvore e eu comi.»
O Senhor Deus perguntou à mulher: «Porque fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.»
Então o Senhor Deus disse à serpente: «Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida.
Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.»
Adão pôs à sua mulher o nome de Eva porque ela seria mãe de todos os viventes.

Livro de Salmos 98(97),1.2-3.3-4.
Cantai ao Senhor um cântico novo porque Ele fez maravilhas!

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou
A sua mão direita e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.

Os confins da Terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, Terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

Os confins da Terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, Terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

Carta aos Efésios 1,3-6.11-12.
Bendito seja o Deus, (e o) Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Jesus Cristo.
Foi assim que Ele nos escolheu em Jesus Cristo antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor.
Predestinou-nos para sermos adoptados como seus filhos por meio de Jesus Cristo de acordo com o beneplácito da sua vontade
para que seja prestado louvor à glória da sua graça que gratuitamente derramou sobre nós, no seu Filho bem amado.
Foi também em Jesus Cristo que fomos escolhidos como sua herança, predestinados de acordo com o desígnio daquele que tudo opera, de acordo com a decisão da sua vontade,
para que nos entreguemos ao louvor da sua glória; nós que previamente pusemos a nossa esperança em Jesus Cristo.

Evangelho segundo S. Lucas 1,26-38.
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David e o nome da virgem era Maria.
Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo
Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação.
Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus.
Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David,
reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?»
O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus.
Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril
porque nada é impossível a Deus
Maria disse então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Beato João Paulo II (1920-2005), papa Encíclica «Redemptoris Mater», §§ 7, 10
«Salve, ó cheia de graça»
«Bendito seja Deus e (o) Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que do alto dos céus, nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Jesus Cristo [...]. Ele nos escolheu antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em caridade na Sua presença» (Ef 1,3-4) [...] A carta aos Efésios, falando da «riqueza da graça» pela qual «Deus (e o) Pai [...] nos tornou agradáveis em Seu amado Filho» acrescenta: «N'Ele temos a redenção pelo Seu sangue» (Ef 1,7). Segundo a doutrina formulada em documentos solenes da Igreja, esta «riqueza da graça» manifestou-se na Mãe de Deus pelo facto de Ela ter sido «redimida de um modo mais sublime» (Papa Pio IX).
Em virtude da riqueza da graça do amado Filho e por motivo dos merecimentos redentores d'Aquele que haveria de tornar-Se seu Filho, Maria foi preservada da herança do pecado original. Deste modo, logo desde o primeiro instante da sua concepção, ou seja da sua existência, Ela pertence a Jesus Cristo, participa da graça salvífica e santificante e daquele amor que tem o seu início no «amado Filho», no Filho do eterno Pai que, mediante a Incarnação, se tornou o seu próprio Filho.
Sendo assim, por obra do Espírito Santo, na ordem da graça, ou seja, da participação da natureza divina, Maria recebe a vida d'Aquele ao qual Ela própria, na ordem da geração terrena, deu a vida como mãe. [...] E uma vez que Maria recebe esta «vida nova» numa plenitude correspondente ao amor do Filho para com a Mãe e, por conseguinte, à dignidade da maternidade divina, o Anjo na Anunciação chama-lhe «cheia de graça».

O meus clube de leitura

http://www.clubedaleitura.pt/clubes/?id=97

Os meus filmes

1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv
2.º – O Cemitério de Lagos
3.º – Lagos e a sua Costa Dourada

Os meus blogues


...........................................................
http://www.psd.pt/ Homepage - “Povo Livre” - options - download
http://www.radiosim.pt/
http://www.antena2.rdp.pt/
http://www.paulinas.pt/ (livros, música, postais, … cristãos)
Clique aqui para ler o Página 1 07/12/2012 (novo jornal online)

Sem comentários:

Enviar um comentário